Homenagem ao Trabalhador da Saúde

20/05/2016 Homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde reúne 700 pessoas na Alesp

Mais de 700 trabalhadores da saúde de várias regiões do Estado de São Paulo ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa paulista para acompanhar a sessão solene realizada em homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de maio. O evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 20.

Compôs a mesa de apresentação do evento o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira; o deputado federal, Arnaldo Faria de Sá; secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado; do vereador de Franca e diretor de Comunicação da Federação, Luis Carlos Vergara; e Rafael Silva, deputado estadual e autor do projeto de lei que instituiu o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde e um grande entusiasta pela valorização desta categoria.

Os que discursaram foram unânimes em destacar a valorização da categoria e nisto se incluem salários dignos e carga horária reduzida, como a aprovação do projeto 30 horas que tramita no Congresso.

Presidindo a mesa, o deputado Rafael Silva destacou, em seu discurso, que trabalhar na saúde é uma profissão de respeito e que a Assembleia Legislativa e a Federação dos Trabalhadores da Saúde fazem justiça ao homenagear esses profissionais. “São profissionais que não medem esforços para cuidar de nossa saúde, por isto os governantes têm que investir mais nesta categoria que se dedica com tanto carinho em cuidar da saúde das pessoas e que muitas vezes se esquecem de cuidar de sua própria saúde. Eles têm que ser valorizados e mais bem remunerados, pois vivem a dor do semelhante. A cerimônia que homenageia os 13 trabalhadores, promovidos pela Federação, representa o reconhecimento da importância de toda a categoria da saúde”, diz o parlamentar.

“Quero agradecer os deputados Rafael e Arnaldo que lutam diariamente pelas melhorias constantes na área da saúde. Eles não mudam de lado, são atuantes nesta mobilização. Quero agradecer o companheiro Pegado pela lealdade no movimento sindical e a parceria em todos os trabalhos. Não podemos esquecer que este dia esta homenagem faz parte da luta de um companheiro que não está mais entre nós, mas que agradecemos pela enorme contribuição na área da saúde, trata-se de Pedro Alberto Tolentino, que nos deixou no ano passado”, ressalta o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira.

Edison Laércio de Oliveira destaca também o trabalho e a necessidade de reconhecimento desta categoria. “É preciso parar um pouco com investimento em reformas e tecnologia e investir nos trabalhadores que são a base de um atendimento prioritário. Para isto acontecer, além da mobilização dos profissionais de todo o País, é preciso apoio das autoridades políticas”, pontuou.

“Quero cumprimentar o sr. Edison pelos serviços prestados na área da saúde com a Federação. Serviços estes importantíssimos da Federação. Precisamos lutar porque o momento faz com que nossos esforços sejam dobrados e não vamos permitir que coloquem na conta do trabalhador pela crise que passamos. Quero cumprimentar também todos os profissionais da área de enfermagem, que está todos os dias fazendo de tudo pra garantir dignidade no atendimento”, declara o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

“A luta pela saúde digna e de qualidade, exercida principalmente pelos trabalhadores, que vivenciam diariamente as dificuldades do setor, é o nosso principal objetivo da UGT e da Federação. Quero agradecer por este momento importante”, disse o secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado.

“É uma satisfação estarmos aqui mais uma vez para homenagear os trabalhadores da saúde. Registramos aqui a nossa preocupação com a categoria daqui pra frente, que terá de lutar pra não conquistar mais e sim manter os direitos conquistados. Mas a luta é diária e sairemos vitoriosos”, frisa o vereador de Franca Luis Carlos Vergara.

Os homenageados

Sindicato da Saúde de Araçatuba e Região - Fernando Antonio Ferreira Neves
Sindicato da Saúde de Bauru e Região - Silvia Tineli Galhardo Mojoni
Sindicato da Saúde de Campinas e Região - Olívia Maria Cesar