Encontro Paulista da Saúde

19/10/2016 Valor social do trabalho é fundamental para uma sociedade mais justa

 
 
“O valor social do trabalho e a livre iniciativa” foi o tema da 2ª palestra do 2º dia do 18º Encontro Paulista da Saúde, que acontece na Colônia de Férias Firmo de Souza Godinho, em Praia Grande. Quem se aprofundou no assunto foi Guilherme Aparecido Bassi de Melo, professor, mestre e assessor de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 15ª Região.
 
Guilherme explica o conceito do valor social do trabalho como uma forma de reconhecer a importância de um profissional dentro do dinamismo da vida em sociedade e dá exemplos do cotidiano. “Você está em sua casa descansando e se dá conta de que precisa jogar o lixo na lixeira e faz este descarte no local que está acostumado, muito simples. O caminhão do lixo chega e os trabalhadores da coleta fazem o restante do serviço para você. Agora imaginem uma cidade sem estes profissionais por uma semana e o caos que seria”, destaca Guilherme. 
 
“Esse olhar de como um trabalhador faz falta para uma sociedade é o valor social do trabalho. É fundamental numa sociedade mais justa reconhecer o profissional como um ser humano que está ocupando o seu tempo para exercer uma atividade que vai beneficiar uma ou mais pessoas e, infelizmente, esta valorização é quase inexistente”, esclarece ele. 
 
“Por que nós falamos primeiro em valor do trabalho e depois a livre iniciativa? Porque não existe livre iniciativa sem trabalho, mas existe trabalho sem livre iniciativa. Uma pessoa pode ajudar em um trabalho voluntário ou qualquer atividade não remunerada, entretanto, o empresário que investe milhões em um empreendimento não terá resultados se não tiver a força de trabalho”, diz Guilherme.
 
O palestrante finaliza sua apresentação dando destaque para a atividade dos profissionais de saúde e afirma que somente eles têm conhecimento do valor social do trabalho. “Vocês cuidam de vidas. São responsáveis pela saúde de milhões de pessoas, mas isto infelizmente não é tão valorizado no Brasil. Só os que trabalham diretamente na área da saúde reconhecem o seu valor social do trabalho”, destaca.
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa