TRT 15ª Região realiza audiência de conciliação com Sindhosfil

21/11/2017

Na última terça-feira, dia 14 de novembro, foi realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, com o objetivo de buscar uma solução para o impasse na Convenção Coletiva com o Sindhosfil, que representa hospitais filantrópicos e Santas Casas.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Jaú e Região (Sindsaúde), Edna Alves, convocou essa conciliação porque não houve acordo na negociação da Convenção Coletiva. Segundo ela, o sindicato dos hospitais chegou a oferecer 3% de reajuste salarial (parcelados), mas iria reduzir benefícios conquistados em negociações anteriores, como a jornada de seis horas para os profissionais do apoio e adicionais. Sendo assim, não houve acordo e o Sindsaúde não assinou a Convenção Coletiva (que tem como data-base dia 1º de julho).

Na audiência do dia 14, foi apresentada uma nova proposta que será avaliada pelo Sindsaúde e trabalhadores em assembleia. A proposta oferece manutenção do adicional noturno conforme as cláusulas da convenção coletiva de 2016/2017; jornada de trabalho do pessoal de apoio de 40 horas semanais com seis folgas mensais já incluídos os feriados; adicional de insalubridade pago observando-se como base de cálculo o teto de R$ 1.500,00 para o pessoal de enfermagem e R$ 1.100,00 para o pessoal de apoio; e contribuição assistencial compulsória para todos os trabalhadores beneficiados pelos termos da negociação coletiva.

Participaram da audiência a presidente do Sindsaúde, Edna Alves, o presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira e representantes do Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo e da Fundação Dr. Amaral Carvalho.

Uma nova audiência de mediação foi agendada para dia 30 de janeiro de 2018, às 14h30.

+ Confira a ata da audiência no TRT.