Sessão solene em homenagem ao profissional da saúde reúne mais de 700 pessoas na Assembleia Legislativa de São Paulo

07/05/2018

A necessidade de respeito e valorização do profissional da saúde foram os destaques dos discursos feitos na sessão solene que marcou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de maio. Convocada pelo Deputado Rafael Silva, o evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 4, no Auditório Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na solenidade estavam presentes cerca de 700 trabalhadores da saúde que representaram variadas regiões do Estado e destes, 11 profissionais foram homenageados.

O deputado estadual Rafael Silva (PSB), que também foi o autor do projeto que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, destacou que a homenagem é justa a uma categoria que deve ser respeitada. O parlamentar disse que "trabalhador da saúde tem de ter vocação", caso contrário não fica na categoria. "Vocês são valorosos. Esses profissionais, mesmo sem receber o salário adequado, dedicam-se em favor dos que mais precisam no momento de fraqueza e de fragilidade, quando socorrem em uma casa de saúde. Quero alertar as autoridades para a realidade que vivem os profis-sionais de enfermagem e atendentes, que têm de fazer duas ou três jornadas para poder sobreviver", ressaltou.
Ano de eleição

O presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, apontou a sensibilidade do deputado Rafael Silva que todo início de ano faz questão de programar a sessão solene da saúde. A deste ano, segundo ele, foi especial, pois ocorre após uma "pancada levada pelo movimento sindical e pelos trabalhadores". A referência é a nova legislação trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores e cria sérias dificuldades ao custeio sindical.
No seu discurso, Edison criticou a campanha da TV Globo "O Brasil que eu quero". No entendimento dele, o governo vai usar os depoimentos dos brasileiros para fazer justamente o contrário. Também criticou a Copa do Mundo de Futebol, que vai tirar o foco dos problemas nacionais e do grande momento, que é a eleição. Para ele, a renovação do Congresso é mais importante do que a própria eleição para presidente, que não manda nada e fica à mercê dos congressistas. Edison recomenda conhecer quem vamos votar. "Não pode ficar pior", diz ele, prevendo renovação de 60%. É importante que sejam eleitos políticos ligados à causa dos trabalhadores. "Muitos que estão lá vão sair algemados".
O presidente da Federação falou do trabalho da entidade, destacando o projeto Educação na Saúde, realizado entre 1999 e 2002 e que profissionalizou auxiliares e técnicos de enfermagem. "A saúde no país só não está pior graças aos profissionais da saúde e ao trabalho que desenvolvemos para aprimorar a qualidade do atendimento," frisou, lembrando que existem muitos empresários do setor de saúde no Brasil "que não estão preocupados em prestar atendimento de qualidade à população; querem só encher os bolsos".
"Sem enfermagem não há vida"

Para Jefferson Caproni, representando o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP), "sem a enfermagem, sem a saúde, não há vida". Ex-vereador em Ribeirão Preto e filho do deputado Rafael Silva, Ricardo Silva, falou das dificuldades que o trabalhador da saúde enfrenta no dia a dia nos hospitais, citou as jornadas duplas e triplas. "O brasileiro trabalha muito, mas o governo não reconhece."
Para o deputado estadual Davi Zaia (PPS), os trabalhadores da saúde têm uma importância cada vez maior, pois permanecem o tempo todo acompanhando os pacientes. "A situação de cada um ali é fundamental para que as unidades de saúde funcionem. É uma homenagem já tradicional aqui nesta Casa de Leis", comemorou.

Alexandre Augusto Ferreira, ex-prefeito de Franca, destacou a necessidade de reconhe¬cimento dos profissionais. "Esse trabalhador deve ser o que mais sente a pressão do dia a dia do trabalho. Não tem depois, nem se pode dizer "vamos esperar". Ele sofre a pressão diária da família e do risco da perda do paciente que está em situação crítica", disse.

Homenageados

PRESIDENTE PRUDENTE
Renato Cordeiro de Lima

JAU
André Luiz Alves Bueno

ARAÇATUBA
Neusa Correia Da Silva

RIO CLARO
Alinéia Simonato Dias

SANTOS
José Gomes da Silva (adoentado, não pode comparecer. Homenagem entregue a filha, Loanda Cardoso Tavares)

FRANCA
Silvio Donizete Nunes (IN MEMORIAM) – homenagem recebida pela esposa Silvia Cristina de Oliveira

RIBEIRÃO PRETO
Ana Maria Ferreira da Silva

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Gilberto Antonio Pinheiro

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Maria Lúcia da Sila Gomes

CAMPINAS
José Carlos de Carvalho

SOROCABA
Mônica Afonso Guzzardi SIlva

Mesa da sessão solene
A mesa da solenidade foi composta pelos Deputados, Rafael Silva e Davi Zaia; pelo presidente e diretor da Federação, Edison Laércio de Oliveira e Luiz Vergara; e pelo Dr. Haino Burmester, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Marco Antonio Zago; Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT; Alexandre Augusto Ferreira, ex-prefeito de Franca; Vanessa de Khali, presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB); Canindé Pegado, secretário geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT); os vereadores Ricardo Silva, de Ribeirão Preto, e Claudinei da Rocha, de Franca; Jefferson Caproni, representando o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP).

(Sirlene Nogueira/Paulo César Grange)

Fonte: Portal Alesp