Sócia do Sindicato da Saúde de Jaú há 40 anos será homenageada por deputados na ALESP

23/04/2019

Sócia do Sindicato da Saúde de Jaú desde 12 de junho de 1979, a técnica de enfermagem e instrumentadora cirúrgica Silvana Maria Gibin será uma das 13 profissionais de saúde do Estado de São Paulo a serem homenageadas pelos deputados na Sessão Solene da Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP) no dia 17 de maio.

Silvana trabalha na Clínica Hemato Oncologia desde o ano 2000, mas ao longo dos mais de 40 anos de profissão se notabilizou por ser instrumentadora cirúrgica nos centros cirúrgicos de hospitais. Iniciou sua carreira ainda menor de idade no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, onde atuou de 1978 a 1990. Trabalhou no Hospital São José de Barra Bonita de 1990 a 1995, além de clínicas dos médicos Chiozzi e Ivanildo.

Os profissionais indicados para a homenagem pelo Dia Estadual do Trabalhador da Saúde receberão a honraria em nome dos mais de 700 mil trabalhadores da saúde no Estado. A sessão ocorre às 10h no Plenário Juscelino Kubitschek e é coordenada pelo deputado Rafael Silva, autor da proposta que celebra a categoria (lei estadual 11.665/2004).

O ato é em homenagem pelo Dia Estadual celebrado em 12 de maio desde o ano de 2004. Naquele ano a data foi oficializada como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Desde então a ALESP reserva um dia em sua agenda para referenciar aqueles que se dedicam a prevenir e a cuidar da saúde da população.

Sobre essa homenagem, Silvana Gibin diz que é um momento que vai guardar para o resto da vida e que é um reconhecimento à toda a classe da saúde. “É uma forma da pessoa continuar empolgada com a profissão”, diz ela, agradecendo o Sindicato da Saúde de Jaú pela indicação.

Mesma aposentada há seis anos, ela continua trabalhando. “Não consegui parar. Um salário mínimo é muito pouco. Com essa aposentadoria a gente morre de fome.” Ela entrou com recurso na Justiça para rever sua aposentadoria, afinal tem o tempo exigido de trabalho insalubre para conseguir a Especial.

Silvana apoiou a organização sindical na década de 70

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Edna Alves, diz que a indicação de Silvana Gibin para ser homenageada pela ALESP no Dia Estadual do Trabalhador da Saúde é mais do que merecida, afinal “ela foi uma das primeiras mulheres da categoria a acreditar na organização sindical em nossa região”.

“A Silvana ajudou a fundar nosso Sindicato da Saúde. É sócia desde a época em que éramos Associação dos Profissionais Enfermeiros e Técnicos no ano de 1979. E esteve junto do sindicato nos bons e maus momentos, fez parte das conquistas da categoria, como jornada especial de trabalho, adicionais diferenciados, cesta básica e outros benefícios graças à mobilização dos nossos profissionais”, falou Edna Alves,

Sócia desde sempre – Silvana Gibin nasceu em 26 de maio de 1962. Prestes a completar 57 anos, ela ficou sócia do sindicato aos 17 anos de idade, em 12 de junho de 1979. Na época, era funcionária do Hospital Amaral Carvalho, onde entrou como instrumentadora do Dr. Montenegro. Casou-se e teve a filha Lara, que hoje é psicóloga no Sindicato da Saúde.

“Não tinha exigência de ter curso técnico. Só muito depois fui fazer auxiliar de enfermagem e curso de técnico. Também fiz curso de instrumentação, de CIPA, de Bombeiros... Uma pena que não deu para fazer faculdade de enfermagem. Tinha vontade, mas precisava ajudar em casa e não dava para pagar”, comentou.

Ela recomenda ao pessoal que está entrando na área ou que ainda é auxiliar ou técnico, para que estudem. “Não tem como crescer se não aprimorar, tem de fazer cursos na área, aprender as novidades”. Quem puder fazer faculdade, faça! Recomenda.

Ela lembra que teve de conciliar trabalho e estudo e admite que não foi fácil. Como o acesso a cursos era difícil, Silvana lembra que aprendeu muita coisa no ambiente de trabalho “na raça” com médicos e com as freiras.

Braço-direito - Sobre ser sócia do sindicato por tanto tempo, ela diz que “temos de ser o braço-direito das diretoras”, que, segundo ela, estão sempre na luta por melhorias para a classe.

Lamenta que entre as próprias colegas têm as quem não dão valor ao trabalho do sindicato. “Mas na hora que precisam estão lá na porta do sindicato pedindo ajuda.” Ela sabe que tem muito ainda a melhorar para a categoria, mas reconhece que viu de perto muitas conquistas ao longo de décadas e um avanço no respeito e nas condições de trabalho do profissional da categoria. (Fonte: Assessoria do Sindicato da Saúde de Jaú)