Sindicato da Saúde de Sorocaba assina Convenções Coletivas com Sindhosp e Sindhosfil e trabalhadores são beneficiados

05/09/2019

O presidente do Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região, Milton Carlos Sanches, comemorou junto com sua diretoria a assinatura de duas Convenções Coletivas de Trabalho: a primeira com o Sindhosp, entidade que representa os hospitais particulares e a segunda com o Sindhosfil que representa os estabelecimentos de saúde filantrópicos do Estado.

Segundo ele, as negociações foram muito difíceis. Para se ter uma ideia, as primeiras rodadas de negociação eles não queriam dar nada. Depois, a primeira proposta foi de 3%, depois 4%, depois 5% em duas vezes. Os trabalhadores não aceitaram e a opção foi levar os dois sindicatos para o Tribunal Regional do Trabalho para tentar chegar a uma conciliação. “O Sindhosfil SP queria que a jornada de trabalho fosse de 12x36 sem nenhuma folga, e tentou reduzir o piso da categoria, o que é um absurdo. Claro que nós não aceitamos”, frisa ele.

E após muito diálogo e negociação foi possível fechar o acordo que vai beneficiar aproximadamente 20 mil trabalhadores. Os maiores ganhos, na opinião de Milton, foi a manutenção de as cláusulas das Convenções anteriores e a garantia de reajuste salarial pela inflação integral e de uma única vez para todos os trabalhadores, o que foi aprovado por todos.

“A diretoria da Federação Paulista da Saúde acompanha o processo de negociação e as Campanhas Salariais de todos os Sindicatos filiados e sempre contribui para que haja um resultado satisfatório,” destaca o presidente da entidade, Edison Laércio de Oliveira.

Confira as Convenções da base de Sorocaba. aqui e aqui.