No segundo dia, reunião da Uni Américas Cuidados/Saúde debate trabalho precário

04/10/2019

No segundo dia de debates na conferência diretiva da Uni Américas Cuidados, realizada na cidade do México, muito se falou sobre o trabalho precário na área da saúde. O evento é promovido anualmente pela entidade em parceria com a Uni Global Union, organização que representa mais de 20 milhões de trabalhadores da área de serviços, em 160 países de todos os continentes.  Participação ativa nos debates do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, a Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.

De acordo com Edison, o Brasil é um dos países que mais sofre com a precarização dos direitos dos trabalhadores. “É uma lutar árdua, quando não ingrata, a que travamos pela valorização dos profissionais da saúde. Infelizmente, nem os empregadores e muito menos o governo brasileiro demonstram preocupação com isso, haja vista a reforma trabalhista que ataca tanto as estruturas sindicais, quantos os direitos dos trabalhadores”, reflete.

Edison ainda destaca que o trabalho na Argentina está muito adiantado e a proposta da UNI é levar essa experiência para os demais países. Além disso, a proposta é transformar o dia 7 de outubro o Dia Mundial Contra o Trabalho Precário.

A Conferências das Américas segue debatendo com os dirigentes sindicais os principais desafios das entidades e com a elaboração de um plano de trabalho para 2020.

O evento que teve início na quarta-feira, dia 2, terá em representantes brasileiros, como o presidente Edison, para mostrar a situação dos profissionais da saúde do Brasil. “Estamos mostrando a nossa realidade, os avanços e retrocessos e assim contribuindo co o debate e a busca de novas formas que possam somar mais qualidade ao nosso trabalho”. A reunião do Comitê Diretivo se encerra nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, com o planejamento de trabalho para 2020.

Participam da reunião representantes do seguintes países: Brasil, México, Argentina, Peru, Uruguai, Chile,  Colômbia, República Dominicana, Suíça e Estados Unidos.

Edison Laércio de Oliveira e Beatriz Lúcia de Castro com o Presidente mundial de UNICARE MIguel Zubieta

UNI Américas Cuidados - Comitê Diretivo

Cidade do México

Sexta-feira, 4 de outubro, 2019