Área da Saúde se organiza para participar do Fórum de Promoção da Liberdade Sindical

16/10/2019

Representantes da categoria da Saúde se organizam para participar do lançamento no dia 25 de outubro, em Campinas, do Fórum de Promoção da Liberdade Sindical. O evento será no Teatro IMA Cultural que fica na Rua João Garcia, 101, no bairro Ponte Preta, das 8h30 às 12 horas. Após o lançamento do Fórum, os sindicalistas vão integrar assembleia da União Geral dos Trabalhadores (UGT) que tratará de questões internas da entidade e do custeio sindical. 
O presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, a Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, já confirmou sua presença e também de outros dirigentes sindicais da área da saúde. Edison acompanha de perto a ação do MPT no Brasil. Na avaliação de Edison, a retirada do custeio sindical é uma das faces mais perversas das práticas antissindicais impostas pela reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017. “Tentaram e continuam tentando enfraquecer a liberdade sindical, tirando não apenas a sua forma de custeio, mas também diversos direitos dos trabalhadores”, destaca, referindo-se às mudanças na contribuição sindical e nos direitos trabalhistas. 
 
O Fórum 
 
Representantes das centrais sindicais e do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região se uniram para criar o Fórum de Promoção da Liberdade Sindical. O objetivo é estabelecer um espaço, permanente, para que as entidades possam dialogar e avançar na efetivação de uma efetiva liberdade para atuação de sindicatos não apenas em São Paulo, mas em todo o País. 
O Fórum terá a participação de representantes das principais centrais sindicais do país – CUT, Força Sindical, CSB, CTB, Intersindical e UGT, e de diversas entidades sindicais localizadas em cidades do interior do Estado de São Paulo, incluindo Federações e Confederações.
Na oportunidade será proferida a palestra “Dilemas do sindicalismo: reforma trabalhista e contexto atual”, pelo Procurador Ronaldo Lima dos Santos, que atua na PRT 2ª Região e é coordenador nacional da CONALIS, a Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical.
 
Assembleia da UGT
 
Após almoço com filiados, a diretoria da UGT, vai promover sua assembleia geral, às 13h30, quando será avaliada a Proposta orçamentária para 2020. Também serão esclarecidas eventuais dúvidas sobre a nova sistemática do INSS em relação aos pedidos de benefícios por parte dos trabalhadores e, por fim, haverá uma palestra que vai discorrer sobre a PEC 161//2019 que trata da Reforma Sindical e que está em trâmite no Congresso Nacional. A assembleia será encerrada à 17 horas.
 
Serviço:
 
Fórum de Promoção da Liberdade Sindical
Dia: 25 de outubro
Local: Teatro IMA Cultural (Rua João Garcia, 101, no bairro Ponte Preta, Campinas)
Horário: das 8h30 às 12 horas. 
 
Assembleia UGT 
Dia: 25 de outubro
Local: Centro Jurídico da FECOMERCIÁRIOS, na Rua das Hortênsias, 522, Bairro Chácara Primavera, CAMPINAS.
12 horas – Almoço com filiados
13h30 – Assembleia com palestra 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa