Sindicalismo deve reafirmar sua trajetória de conquistas

07/11/2019

Contar a sua história. É isso que os dirigentes deverão fazer para mostrar aos trabalhadores a importância do sindicato na vida deles.

O sindicalismo brasileiro dá os seus primeiros passos na segunda década do século passado. Passou por inúmeras transformações. Superou uma ditadura e está presente na Constituição Brasileira.

Mas no atual governo federal, os ataques ao movimento sindical são constantes, se utilizam do discurso de modernização, mas no final querem pôr fim às entidades sindicais que tem como objetivo equilibrar a relação capital/trabalho.

“Com essa narrativa que está, se não tomarmos uma atitude proativa, nós vamos perder o bonde da história, o governo passará por cima de nós”, disse Antônio Neto, presidente da CSB durante o evento SindiMais realizado no dia 31 de outubro em São Paulo.

Nesse momento o mais importante é reafirmar aos trabalhadores a importância de um sindicato representativo e combatente. Contar a trajetória de conquistas se torna importante para o atual momento. Por exemplo, quando se está em negociação coletiva. Ao falar com os trabalhadores é necessário mostrar tudo o que a entidade já conquistou para eles, não somente apresentar o que será negociado com o patronal.

“Teremos de contar história para os trabalhadores. Mostrar como foi difícil inserir determinada cláusula na convenção para colocar na cabeça de cada um que a empresa não dá nada de graça, ao ponto de dizer para eles, que enquanto estamos em dissídio coletivo, que a empresa se quer dá o índice da inflação no salário. Espera o resultado da justiça e ainda quer parcelar e ainda joga o trabalhador contra nós”, disse Neto.

No mesmo evento o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, falou sobre a trajetória de conquistas do movimento sindical. “Foi só o movimento sindical que ganhou? Não! Quem ganhou foi a sociedade. O sindicato trouxe um regulamento de direitos e melhorou a vida dos trabalhadores e trabalhadoras e conseguiu equilibrar a relação capital e trabalho.”

O sindicalismo brasileiro não é isolado da sociedade, ele pensa na construção de um país mais justo e fraterno. “Esse é o papel fundamental do movimento sindical. Tudo que foi conquistado é fruto da luta dos sindicatos”, comentou Torres.

Os sindicatos lutam por dignidade do trabalhador, melhores salários, entre outras conquistas que contribuam para uma melhora na qualidade de vida do empregado.

Os sindicatos devem lutar por melhores salários, melhora na qualidade  de vida de cada trabalhador com melhorias no ambiente de trabalho e isso mostra o quanto a Convenção Coletiva é o item mais importante na luta do sindicato, é com ele que a entidade sindical negociará com o patrão tudo aquilo que é pertinente ao trabalhador.

“O movimento sindical unido é forte, ele avança e protege os menos favorecidos”, afirma Torres.

Fonte:  Redação Mundo Sindical