Luiz Vergara, diretor de Comunicação da Federação da Saúde, é indicado para o Conselho Estadual de Saúde

03/12/2019

O diretor de Comunicação da Federação Paulista dos Trabalhadores da Saúde, Luiz Carlos Vergara, foi indicado para compor, como membro titular, o Conselho Estadual de Saúde pela diretoria da UGT-SP. “É mais um espaço que ocupamos para falar em nome dos profissionais da saúde e também da população”, destaca ele. Além de Vergara, foi indicado como suplente, Weber Matias dos Santos. Weber é diretor da UGT e membro do Sindicato dos Profissionais de Educação Física e Fisioterapia.

A decisão foi tomada em reunião da entidade que aconteceu na quinta (28 de novembro), na capital paulista, quando a diretoria debateu também assuntos administrativos e de ordem geral da Central. “O encontro serviu ainda analisar a participação da Central no lançamento do Fórum em Defesa da Liberdade Sindical, ocorrido no final de outubro e sua representação nas reuniões, atividades e ações futuras do Fórum”, destacou o presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua.

O presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, parabenizou o diretor de comunicação, Vergara, destacando o importante papel que ele e cada membro do Conselho exercem.  “É competência do Conselho traçar diretrizes da política estadual de saúde, além de formas de controle, levando em consideração aspectos econômicos e financeiros. Podem ainda recomendar a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde. Tudo isso é muito importante para a nossa categoria, que é a que mais sofre com a precariedade do sistema de saúde brasileiro”, destacou Edison.
Ele completou desejando uma gestão produtiva para os novos conselheiros.

Saiba quais são as competências do Conselho Estadual de Saúde

Traçar diretrizes da política estadual de saúde e seu controle, considerando aspectos econômicos e financeiros.

Contribuir para a organização do SUS/SP.

Recomendar a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde.

Definir estratégias e mecanismos de coordenação do SUS em consonância com os órgãos colegiados.

Traçar diretrizes para elaboração de planos de saúde.

Examinar e encaminhar propostas, denúncias e queixas.

Emitir pareceres em consultas.

Acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento de ações e serviços de saúde.

Propor a convocação da Conferência Estadual de Saúde e constituir sua Comissão Organizadora.

Propor critérios para definição de padrões e parâmetros de atenção a saúde.

Aprovar o Plano Estadual de Saúde e planos municipais encaminhados pelos respectivos conselhos municipais da saúde.

Elaborar seu regimento interno.