Nova diretoria da Federação Paulista da Saúde toma posse em solenidade realizada em Campinas

14/12/2019

 Com a presença de autoridades, representantes de entidades sociais, diretores sindicais, profissionais da saúde e familiares, tomou posse a nova diretoria eleita para a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, a Federação Paulista da Saúde. A cerimônia de posse aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 12 de dezembro, em Campinas, na sede do Centro de Estudos Jurídicos da Fecomerciários. 
 
 
No total integram a diretoria da Federação, 50 diretores sendo 20 diretores efetivos, 20 diretores suplentes, três conselheiros fiscais e três conselheiros fiscais suplentes, além de 4 delegados representantes da CNTS, sendo dois efetivos e dois suplentes.
 
 
Prestigiaram a solenidade o Dr. Dário Saadi, Secretário de Esportes e representante do prefeito de Campinas, Jonas Donizette; Dr. Francisco Giordani, desembargador do Trabalha do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o diretor presidente da Sanasa Campinas, Sr. Arly de Lara Romêo; Dr. Murillo de Almeida, Provedor da Irmandade de Misericórdi; Jefferson Erecy Santos Caproni, representando o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Sr. Ricardo Patah e o secretário da entidade, Canindé Pegado, além do presidente da UGT-SP, Amaury Mortágua, além de outros representante sindicais e de estabelecimentos de saúde. 
 
 
Com um mandato de cinco anos, os novos diretores se preparam para uma reunião na qual serão elaborados o planejamento de trabalho e a definição de metas para atendimento das necessidades da categoria e fortalecimento das entidades sindicais.   Em seu discurso de posse, o presidente reeleito, Edison Laércio de Oliveira, destacou os desafios de fazer sindicalismo nos dias atuais no Brasil.  
 
 
“Em janeiro já teremos um panorama da economia brasileira e do que está sendo destinado pelo Governo federal para a área da saúde. Aí sim, é o momento certo para fazermos o planejamento do nosso trabalho para o ano”, destacou. Até lá, os diretores de cada departamento poderão repensar suas metas e elaborar o plano de trabalho que será levado para debate e aprovação da diretoria.
 
 
 
Categoria é prioridade
 
Os profissionais da saúde são prioridade para a nova diretoria da Federação. Ele lembra que a Federação representa mais de 700 mil trabalhadores da saúde existentes nas áreas particular e filantrópica do Estado de São Paulo. “Mas pensamos nos trabalhadores como um todo. Batalhamos muito pela valorização da categoria, mas cada profissional precisa se impor, mostrar o seu valor, pois somente assim vamos conseguir conquistar benefícios que, efetivamente, serão transformadores”. Ele cita conquistas como a jornada especial de trabalho, pisos salariais por função, cursos como o Projeto Educação na Saúde, dentre outros que além de beneficiar os trabalhadores paulistas, se estenderam para todo o Brasil.
 
 

Reforma sindical 
 
Hoje, o mais importante para a diretoria da Federação é a categoria se unir para reverter os malefícios causados pela reforma sindical que, além de tirar direitos dos trabalhadores, atacou drasticamente o custeio sindical para que as entidades perdessem força para seguir lutando pela evolução da classe trabalhadora. “Mesmo assim, não vamos esmorecer. Esperamos ter o apoio da categoria para reverter esse quadro e exigir que o Congresso Nacional aprove as mudanças que consideramos essenciais na legislação. É preciso mudar sim, promover a modernização do movimento sindical, mas garantir formas de custeio e o respeito aos direitos legitimamente conquistados para os trabalhadores”.
 
E por modernização, Edison de Oliveira, defende uma reestruturação sindical que leve em conta os trabalhadores os sindicalizados e os contribuintes. Na primeira categoria, estariam aqueles que têm acesso ao Acordos e Convenções Coletivos e já os associados, além do direito ao instrumento coletivo, teriam também toda a assistência e estrutura social oferecida pela entidade sindical. “Este é um trabalho em constante renovação. E se conseguirmos fazer esta mudança junto com os trabalhadores, não haverá governo que consiga derrubar”.   
 
 

Veja aqui as fotos da posse

 
 
Conheça a nova diretoria eleita:
 
 
Diretoria de Efetivos: 
 
Edison Laércio de Oliveira- Presidente; 
 
Paulo Pimentel- Diretor 1º Vice-Presidente, 
 
Erivelto Correa Araújo Diretor- 2º Vice-Presidente, 
 
Juliana Karine Machado – Diretora de Relações Públicas; 
 
Elaine da Silva Amaral – Diretora Secretária Geral; 
 
Maria Jerusa de Abreu– Diretor 1º Secretária; 
 
Paulo Gonçalves – Diretor 2º Secretário; 
 
Valdeir Magri – Diretor Tesoureiro Geral; 
 
Reinaldo Dalur de Souza - Diretor 1º Tesoureiro; 
 
Alexandre Ferreira Corte – Diretor 2º Tesoureiro; 
 
Sérgio Roberto Balduino da Silva – Diretor de Assuntos Previdência Social; 
 
Edna Alves – Diretora de Recursos Humanos; 
 
Paulo Roberto Gondim Richieri - Diretor Procurador; 
 
Milton Carlos Sanches – Diretor de Relações Intersindicais; 
 
Carlos José Gonçalves – Diretor de Legislação e Normas; 
 
Luiz Carlos Vergara Pereira – Diretor de Imprensa e Divulgação; 
 
Maria Hermann – Diretora Cultural; 
 
Marcelo Alexandre Câncio dos Santos – Diretor de Assuntos Parlamentares; 
 
Lierse Christovam de Almeida  – Diretor Arquivista; 
 
Sebastião Aparecido Matias – Diretor de Sede e Patrimônio; 
 
 
 
Diretoria Suplentes: 
 
Maria Helena Anunciação; 
 
Maria Ivanilde de Araújo Almeida; 
 
Anselmo Eduardo Bianco; 
 
José Monteiro dos Santos; 
 
Shirley Cristina dos Santos Bertin; 
 
Sofia Claudete Rodrigues Borges; 
 
Marli Regina Citroni de Almeida; 
 
Ana Ferreira da Silva; 
 
Rosana Aparecida Fachini Pizzolato; 
 
Ivana Rodrigues Gasques; 
 
Lucia Helena da Silva; 
 
Renato Cordeiro de Lima;  
 
Saulo Júlio Soares; 
 
Adenilson Medeiros; 
 
Carlos Alberto Teodoro dos Santos; 
 
Antonio Carlos Alves de Abreu; 
 
Manoel Borges de Santana; 
 
Paulo Sérgio Pereira da Silva; 
 
Robson de Pádua Ribeiro; 
 
Moacir Pizano. 
 
 
 
Conselho Fiscal Efetivo: 
 
Maria das Graças Artur Machado, 
 
Elisabete Antônia Bertin; 
 
Marly Alves Coelho; 
 
 
 
Suplentes de Conselho Fiscal: 
 
Sofia Rodrigues do Nascimento; 
 
Natalício Valério da Silva; 
 
Pablo Carlos Pistila. 
 
 
 
Delegados Efetivos Representantes da CNTS: 
 
Sandra Guerreiro Dalur de Souza; 
 
Martinho Luiz dos Santos Dias. 
 
 
 
Suplentes dos Delegados Representantes da CNTS: 
 
Ivone Carrocini;
 
Sérgio Ruiz. 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa