"PEC 196 torna sindicalismo brasileiro mais atuante e representativo", dizem Centrais

18/12/2019

As centrais sindicais – CUT, Força Sindica, UGT e CSB – assinaram nota conjunta valorizando a aprovação da admissibilidade da PEC 196, que trata de mudanças na estrutura Sindical, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

De acordo com as lideranças sindicais, “a PEC 196 traz importantes elementos de mudança na relação capital e trabalho e induz a alterações sensíveis na estrutura sindical brasileira tornando-a mais atuante e representativa”.

Os sindicalistas ressaltam que as atenções para o início do próximo ano devem estar voltadas para o debate que será realizado na Comissão Especial que será instalada em fevereiro, no Congresso Nacional. “A sociedade brasileira considera fundamental o debate sobre a reforma da estrutura sindical orientado ao aperfeiçoamento e à mudança dos mecanismos de defesa e promoção dos direitos sindicais e da sociedade.”

Confira a seguir a íntegra da nota:

Nota sobre aprovação da PEC 196, de mudança na estrutura sindical, na CCJ da Câmara

As centrais sindicais valorizam a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, da admissibilidade da PEC 196, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM) que trata de mudanças na estrutura Sindical.

A PEC 196 traz importantes elementos de mudança na relação capital e trabalho e induz a alterações sensíveis na estrutura sindical brasileira tornando-a mais atuante e representativa, fortalecendo a negociação coletiva e atendendo aos interesses dos trabalhadores e das entidades sindicais de trabalhadores e de empregadores visando o desenvolvimento econômico do Brasil.

Agora toda a atenção dos trabalhadores se volta para o debate que será realizado na Comissão Especial que será instalada em fevereiro de 2020, no Congresso Nacional.

São Paulo, 17 de dezembro de 2019

Sergio Nobre – Presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
Miguel Torres – Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah – Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)