UNI América promove encontro de redes na Argentina

19/12/2019

Entre os dias 09 e 12 de dezembro, a Argentina sediou o encontro de redes da UNI América. O evento contou com a presença de representantes do Brasil, Colômbia, Chile e México.

Rosilania Correia Lima (Lana), diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e membra do Comitê de Mulheres Regional das Américas, esteve presente ao evento que teve como objetivo promover um intercâmbio de experiências positivas, com foco na estratégia de sindicalização de mulheres e jovens.

No encontro também foi realizado um profundo debate sobre o papel político e social dos sindicatos diante do avanço do neoliberalismo, assim como houve uma discussão sobre o advento das novas tecnologias, que podem afetar diretamente as mulheres e os jovens.

Como uma das propostas apresentadas, surgiu o projeto de fortalecimento dos trabalhos das redes, com troca de informações de acordos nas empresas multinacionais.

Assim, com a intensificação das ações via redes sociais, será possível aumentar a visibilidade dos sindicatos, com postagens positivas das conversas e dos acordos coletivos.

Segundo Lana, a participação brasileira ao evento foi muito positiva. Como diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo foi possível explicar os trabalhos realizados na entidade, incluindo as ações sociais, como o mutirão de emprego e os descontos em universidades.

Fonte: UGT