Centrais sindicais realizam protesto contra o desmonte do INSS e em defesa do serviço público

17/02/2020

Servidores do INSS e trabalhadores diversas categorias protestaram em vários estados do País. Em São Paulo, a manifestação começou às 09h00, em frente a agência do INSS, na Rua Cel. Xavier de Toledo, 280. Gritando palavras de ordem, como “o Paulo Guedes preste atenção, o servidor não é parasita não”, os manifestantes seguiram, em caminhada, até a Superintendência do INSS, no Viaduto Santa Ifigênia.

A mobilização aconteceu em razão da situação alarmante dos serviços prestados pelo INSS, em todo País e o descaso do governo com a situação do órgão. Segundo dados do Dieese, 73,7% dos requerimentos de benefícios no INSS estão esperando a mais de 45 dias, que é o tempo limite determinado por lei.

Ainda de acordo com o levantamento do Dieese, em 2016, o orçamento previsto para o INSS representou 0,56% do orçamento total da União. Para 2020, este percentual ficou em 0,3%. Já o efetivo do órgão, que era de 37.685 funcionários em 2014, sofreu redução de 32%, para 25.618 atuais. Já o requerimento de benefícios saltou de 7,8 milhões, em 2010, para 10,1 milhões no ano passado.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destaca a importância da unidade dos trabalhadores para alertar a sociedade e intensificar a cobrança quanto ao descaso do governo diante desta triste realidade. “Quem mais sofre com toda a precariedade do atendimento do INSS são os trabalhadores adoecidos e os mais pobres”, critica o líder sindical.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, destacou que não se trata de má gestão, e sim que o atual governo defende a ideia de que os serviços públicos precisam ser desmontados para colocar serviços privados no lugar. “Agora, o governo prepara uma reforma administrativa que, na verdade, é para demitir servidores e acabar com os concursos. Daqui a pouco o colapso que a gente está vendo no INSS vai chegar no sistema de saúde, na educação”, alertou.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, também denunciou a falta de reposição dos servidores. “Não aceitamos o desmonte que o ministro Paulo Guedes vem promovendo nos serviços públicos. Ele quer jogar a população contra os servidores, quando na realidade é o seu governo que vem fazendo o desmonte da área social, prejudicando o atendimento aos trabalhadores.”

Na manhã desta sexta-feira (14), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou defronte ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Presidente Prudente, um manifesto que busca soluções para a fila de espera gerada devido a milhares de pedidos de benefícios que se acumulam sem respostas. A fila de espera é de 2 milhões de pessoas no Brasil todo.

As medidas anunciadas para agilizar a análise desses pedidos ainda não foram colocadas em prática pelo INSS.

Conforme a coordenadora da subsede da CUT em Presidente Prudente, Ana Lúcia de Mattos Flores, o ato, que busca um diálogo com a população que aguarda pela liberação de seu benefício, tem sido feito em conjunto em todo o Brasil.

“Estamos gravando pequenos vídeos com essas pessoas para denunciar o que está acontecendo”, disse a sindicalista.

A coordenadora contou que foi criada pelo governo federal uma fila única para atendimento, no entanto, devido à demora, já são mais de 2 milhões de pessoas esperando pelo benefício solicitado em todo o país.

“No governo anterior, as pessoas agendavam o atendimento pela internet e rapidamente tinham o seus problemas resolvidos. Então, é inadmissível termos essa quantidade de pessoas aguardando”, salientou Ana Lúcia.