Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda uso de EPIs para os profissionais de saúde enfrentarem o coronavírus

13/03/2020

Em um comunicado oficial a Sociedade Brasileira de Infectologia traz importantes esclarecimentos sobre o coronavírus, com considerações em relação a sua capacidade de contaminação e medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio.

Enquanto cada pessoa contaminada com o coronavírus acaba infectando 2,54 pessoas, o sarampo contagia 15 pessoas, o que comprova que a saúde no Brasil ainda precisa avançar muito.
E para que os números continuem a ter um progresso positivo, a SBI aborda inquebrável ser feito. Dentre as medidas que toda a população deve observar e também os profissionais da área da saúde estão: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19. Para os trabalhadores do setor da saúde recomenda-se o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual) que devem ser exigidos em todos os estabelecimentos de saúde. “Qualquer dificuldade em obter os equipamentos dentro dos hospitais e demais unidades de saúde deve ser comunicada aos Sindicatos da Saúde que possuem meios para exigir o cumprimento da NR-32, que é a norma de saúde e segurança no trabalho da área da saúde”, lembra o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo “, Edison Laercio de Oliveira.

Confira a íntegra do documento: