Trabalhadores da saúde denunciam condições de risco "Sem Precedentes," com a enorme falta de material para proteger profissionais da saúde e público nos hospitais

31/03/2020

 Em cidades do pais inteiro, profissionais da enfermagem e outros com funções críticas no cuidado demandam que Bolsonaro, executivos das grandes empresas do setor atuem para prevenir o colapso do sistema Grupo também criticou à Medida Provisória 927, reivindicando seu cancelamento, e acrescentando a urgência da licença remunerada dos trabalhadores com maior risco Brasília, DF - Nesta sexta-feira, 27 de março, 2020, a Rede Sindical Brasileira Unisaúde apresentou ao governo do Presidente Jair Bolsonaro e executivos das empresas de saúde um ofício detalhando mudanças urgentes, necessárias para proteger à população e aos próprios trabalhadores da Coronavírus, e para evitar uma quebra iminente do sistema de saúde. O grupo enfatiza que essas medidas - e o recurso requerido para adotá-las - precisam urgentemente ser providenciados tanto pelo governo federal, no caso do sistema público, como pelas empresas, no caso do sistema privado.

Descrevendo condições que expõem desnecessariamente o público em geral à doença, trabalhadores da enfermagem, da recepção, da segurança, da administração, e da higiene afirmaram que, sem proteger à saúde dos empregados dos hospitais e clínicas, a vírus vai ser espalhada exponencialmente pelo pais.

Conforme afirmou uma enfermeira, quem trabalha em um hospital no estado do Rio de Janeiro, “Nós enfermeiras estamos em nosso pior momento profissional. Temos que trabalhar na não tem máscara, não tem óculos, não tem avental, não tem gorro, nos expondo ao vírus e sabemos que isso pode custar nossas vidas. Agora eles querem nos ensinar a reutilizar as máscaras descartáveis como se isso fosse algo normal só porque não tem suficiente na unidade onde trabalho, estamos com mais de 20 colegas afastados com sintomas de COVID-19 e ninguém no Rio de Janeiro faz nada, hoje só podemos contar com nosso sindicato, acho que se não fosse elas lutando por nós, hoje já seríamos escravas dos patrões no Rio de Janeiro.”

Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, denunciou o fato de que as empresas privadas de saúde não estão liberando aos empregados com maior risco de contratar a vírus. “Agora com a MP 927, ou as empresas vão continuar obrigando aos mais idosos e pessoas com problemas de saúde se expor, ou vão suspender o seu trabalho sem pagamento dos salários. Nenhuma opção funciona, ” disse Edison.

Anexo a este comunicado é o ofício, dirigido ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e a executivos das empresas maiores do sistema privado no pais. O ofício é assinado pelas seguintes entidades:

Rede Sindical Brasileira UNISaúde

UNI Global Union

Sindsaúde ABC

Sindicato da Saúde de Apucarana e Região

Sindicato dos Enfermeiros da Bahia

Sindicato da Saúde da Bahia

Sindicato da Saúde de Belo Horizonte e Região

Sindicato da Saúde de Campo Mourão

Sindicato da Saúde de Cornélio Procópio e Região

Sindicato da Saúde de Curitiba e Região

Sindicato da Saúde de Foz do Iguaçu e Região

Sindsaúde Guarulhos e Região

Sindicato da Saúde de Irati e Região

Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro

Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do Estado do

Rio Grande do Sul

Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São

Paulo (SindSaúde-SP)

Sindicato da Saúde de Toledo

Sindicato da Saúde de Umuarama e Região

Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo

Sindicato da Saúde de Araçatuba e Região

Sindicato da Saúde de Bauru e Região

Sindicato da Saúde de Campinas e Região

Sindicato da Saúde de Franca e Região

Sindicato da Saúde de Jau e Região

Sindicato da Saúde de Piracicaba e Região

Sindicato da Saúde de Presidente Prudente e Região

Sindicato da Saúde de Ribeirão Preto e Região

Sindicato da Saúde de Rio Claro e Região

Sindicato da Saúde de Santos e Região

Sindicato da Saúde de São José do Rio Preto e Região

Sindicato da Saúde de São José dos Campos e Região

 

Clique aqui e veja o Ofício

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa