Instituto Penido Burnier faz doação de 1.350 óculos de proteção para profissionais da saúde

18/04/2020

O presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira e a presidente em exercício do Sinsaúde Campinas, Sofia Rodrigues do Nascimento, foram portadores da doação de 1.350 óculos de proteção destinados aos profissionais da saúde. A doação dentro da campanha denominada “Solidariedade” foi feita pelo oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas. A entrega foi oficializada na tarde desta sexta-feira, 17 de abril, na sede do Sinsaúde Campinas.

“Vamos distribuir 5 mil óculos de proteção aos hospitais e profissionais da região. Isso foi possível porque contamos com o apoio da Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas) e o aporte da Allprot”, explicou Queiroz Neto que destacou que a Campanha Solidariedade acaba de ser incorporada ao programa mundial de combate ao covid-19 da Essilor.

A atitude do médico foi comemorada por ambos os sindicalistas. “Isto acontece num momento de grande preocupação para nós que representamos os profissionais da saúde, já que um levantamento do Cofen mostra que o Brasil registra ao menos 30 mortes de profissionais de enfermagem causadas pela Covid-19,” destaca Edison Laércio de Oliveira.

Além disso, outros 4 mil profissionais estão afastados pela doença, sendo 552 com diagnóstico confirmado e mais de 3,5 mil em investigação. Ao todo, já são mais de 4,8 mil denúncias por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar, de acordo com o levantamento realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “Somos gratos por esta doação. Ela vem minimizar a situação no setor, pois a nossa grande batalha é fazer com que os hospitais garantam em número suficiente os equipamentos de segurança necessários ao combate a pandemia”, destaca Sofia Rodrigues.

Os trabalhadores da saúde, que são linha de frente no combate ao coronavírus, sofrem com a escalada de casos. Em 5 de abril, eram 230 casos suspeitos ou confirmados. “Dez dias depois, o número saltou para 4.089. Quase 20 vezes mais”, frisa Sofia, garantindo que rapidamente os óculos chegarão ao seu destino, os hospitais. “Como é muito grande o número de trabalhadores, vamos ver qual o critério que usaremos para distribuição da doação”.

A campanha do Penido

No final de março, Queiroz Neto lançou a campanha Solidariedade para distribuir óculos de proteção aos hospitais e pessoas que exercem atividades de suporte à saúde, como por exemplo, vacinação.

Isso porque, explica, a falta de luvas e máscaras descartáveis multiplica o risco de contaminação caso sejam reutilizadas. O médico lembra que o coronavírus pode chegar ao sistema respiratório através do contato da mão contaminada com os olhos, que se comunicam com o nariz através do canal lacrimal. Os óculos de proteção, pondera, criam uma barreira que evita esta forma de contágio. Por isso, são recomendados pela OMS. “Afinal, muitos profissionais ficam 12 horas/dia ou mais em ambientes contaminados que exigem proteção mais rigorosa, salienta.

Líder do setor óptico, a empresa vem desenvolvendo uma campanha global de doações para combater a covid-19 através do programa Vision For Life que tem como objetivo apoiar infraestrutura e programas sustentáveis de cuidados com a visão, para eliminar a visão deficiente. Além dos 2,2 mil óculos de proteção doados à campanha do Penido Burnier a empresa já doou 12 mil EPIs para instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Ceará, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.