Com promessa de zerar fila de exames de Covid-19, robô é montado em Ribeirão Preto, SP

14/07/2020

 O robô emprestado pela Fundação Fiocruz à Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP) deve entrar em operação até o fim desta semana, segundo o diretor da Fiocruz São Paulo, Rodrigo Stabeli. A máquina chegou ao Supera Parque no sábado (11) e poderá processar até mil amostras por dia.

 
“É um exame complexo do ponto da execução e quando você faz essa sistematização de linha de produção, a gente consegue ter resultado mais rápido, fazendo com que não haja represamento na cidade de Ribeirão Preto, que tem testado todo mundo que tem síndrome gripal. Mesmo os leves estão sendo testados”, diz.
 
A Prefeitura aguarda a chegada de um segundo equipamento, do Instituto Butantan, até sexta-feira (17).
 
Das 23.673 suspeitas notificadas à Secretaria de Saúde desde março, 10.067 foram negativadas. Outros 5.780 moradores aguardam resultado de exames nesta segunda-feira (13).
 
De acordo com Stabeli, com o diagnóstico mais rápido, aumentam as chances de mapear a doença, do infectado às pessoas com quem ele manteve contato.
 
“Quando a gente descobre o infectado em 24 horas, a gente consegue ir até aquela pessoa, saber com quem ela se contatou e fazer o isolamento dessa pessoa. Ribeirão Preto está em alta taxa de transmissão. A gente ainda tem uma transmissão comunitária e disseminada”, afirma.
 
Operação
Em uma transmissão na tarde desta segunda-feira pelo Facebook, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que Ribeirão Preto é a única cidade do país que colhe amostras de pacientes com suspeita da doença em todas as unidades básicas de saúde.
 
Considerado o padrão ouro para o diagnóstico, o exame RT/PCR, feito com base na análise de amostras de nasofaringe, aponta a infecção causada pelo vírus no organismo do paciente.
 
Hoje, o Supera Parque mantém três turnos de trabalho para atender a demanda. O sistema robotizado deve reduzir de quatro para duas horas a extração do RNA, que é o código genético do vírus.
 
"Um robô faz a extração do material genético do vírus e o outro faz o plaqueamento desse material genético em um sinalizador. Na verdade, são dois robôs complementares que fazem essa escala de exames ser automatizada, diminuindo o erro humano e aumentando a produção de exames na cidade."
 
Profissionais da saúde
Paralelamente ao treinamento das equipes no Supera Parque para operação das máquinas, os técnicos da Fiocruz também estão auxiliando no processo de testagem sorológica.
 
Ao todo, 17 mil exames devem ser realizados no laboratório montado na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) do Castelo Branco.
 
 
Os testes não só dão o diagnóstico completo da Covid-19, mas apontam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente após exposição ao vírus.
 
Segundo Stabeli, a princípio, oito mil profissionais da saúde da região de Ribeirão Preto passarão pela análise sorológica.
 
“Vamos saber quem já foi infectado, quem está oligossintomático, ou seja, tem o vírus e não está transmitindo, para que a gente possa manejar a população médica para que ela não adoeça, para não faltar médico na ponta e para que eles também não sejam transmissores da doença estando assintomáticos.”
 
Fonte: G1
Foto: Reprodução/EPTV

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa