Estado de SP ultrapassa 700 mil casos de coronavírus

18/08/2020

O estado de São Paulo registrou 3.172 novos casos de coronavírus em 24 horas nesta segunda-feira (17), chegando ao total de 702.665 desde o início da pandemia. O número de casos inclui resultados positivos em exames laboratoriais para Covid-19, tanto do tipo rápido, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto do tipo que analisa a presença do vírus no organismo - o chamado exame RT-PCR.
 
Também foram registradas nesta segunda, 47 novas mortes em 24 horas, o que eleva o total no estado para 26.899 desde o início da pandemia. Na última quinta-feira (13), o governo de São Paulo mudou o critério para a contagem de mortos seguindo uma orientação do Ministério da Saúde.
 
As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.
 
 
A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e corrige as diferenças das notificações, é de 250 óbitos por dia nesta segunda. O índice está acima de 200 mortes por dia há 82 dias consecutivos no estado. A estabilidade de mortes em um valor tão alto é chamada de platô e preocupa especialistas.
 
Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:
 
47 novas mortes
3.172 novos casos
Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:
 
26.899 mortes
70.2665 casos confirmados
 
Nesta segunda, a taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) se manteve igual à registrada no domingo (16) com índices de 57,4%% no estado e 55,5% na Grande São Paulo.
 
O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 no estado se manteve estável em 11.257, sendo 4.800 em UTI e 6.457 em leitos de enfermaria. No domingo, eram 5.371 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 7.206 em enfermaria.
 
Mudanças na contagem de mortes
Segundo informou a Secretaria Estadual da Saúde na quinta-feira (13), ocorreram mudanças no Guia de Vigilância do Ministério da Saúde e, agora, os casos e mortes por coronavírus poderão ser também confirmados por critério clínico-imagem, ou seja, por meio de exames de imagem que apontam alterações típicas da Covid-19 no organismo. Até então, os dados do estado contabilizavam apenas diagnósticos laboratoriais, segundo a secretaria.
 
Na sexta-feira (14), o secretário executivo do Comitê de Contingência do estado, João Gabbardo, afirmou que a mudança de critério pode refletir em aumento nas notificações futuras.
 
"Esses casos [incluídos na quinta] são do já passado, mas isso vai refletir no futuro, porque futuramente os pacientes que não vinham tendo casos confirmados por falta do exame laboratorial a partir de agora eles poderão ser confirmados. Então nós temos uma expectativa que haja um acrescimento que não é tão significativo, nos próximos dias, no número de óbitos", disse Gabbardo.
 
 
O secretário considera a orientação do Ministério da Saúde para diagnóstico clínico positiva. "A mudança que o Ministério da Saúde fez nós consideramos positiva. Porque muitas vezes o diagnóstico pode ser confirmado pela avaliação clínica, pelo contato que teve com o paciente confirmado, pela imagem radiológica. E pode muitas vezes o exame não ter dado positivo. É muito comum toda a situação clínica apontar para um caso de covid, faz a coleta e dá negativo. A coleta desse exame e a tecnologia desse exame é muito complexa", afirmou.
 
Fonte: G1
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa