Sindsaúde esclarece vereadores da Barra sobre pendências do Hospital São José e deixa cópias de documentos

02/09/2020

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú e Região, Edna Alves, compareceu na sessão de segunda-feira (31/08) da Câmara de Barra Bonita para explicar aos vereadores o teor de denúncias contra o Hospital São José de Barra Bonita. Reportagem do SBT de meados de agosto mostra que o hospital está em atraso no depósito do FGTS e no repasse de mensalidades associativas ao sindicato.

Antes de Edna falar, o vereador secretário Niles Zambelo Júnior leu resposta do hospital, uma vez que o administrador convidado para a sessão não poder comparecer por estar hospitalizado.

Em resposta à Câmara, o hospital reconheceu a falta de depósito em dia do FGTS e alega que foi feito parcelamento com a Caixa para quitação da dívida. Sobre mensalidades, respondeu à Câmara que está pagando e enviou comprovante de depósito naquele dia. Depois, a Câmara exibiu reportagem do SBT, quando o assunto da falta de depósitos veio a público após denúncia de uma funcionária de que o FGTS dela não estava sendo depositado
Edna disse que foram depositadas valores em atraso do FGTS de 2016 e 2017, mas tem meses pendentes de anos subsequentes. Citou que tem ação judicial sobre o não depósito e disse que holerites comprovam a falta de depósito. Sobre desconto de mensalidade associativa e outras de anos anteriores e o não repasse à entidade, Edna falou dos vários períodos que não ocorreram o pagamento.

Segundo ela, no dia em que iria à sessão, o hospital enviou documento mostrando que fez o depósito em conta de alguns valores descontados. Boletos emitidos pelo hospital estariam pendentes ainda de vários meses, a partir de 2014. Tanto as contribuições do sindicato como do FGTS foram denunciados pelo sindicato e são alvos de inquérito. Edna chegou a citar valores que estão de posse do hospital e que pertencem ao sindicato.

Todos os vereadores praticamente se manifestaram sobre o tema, questionando alguns pontos e ressaltando que a presença da presidente do Sindicato na sessão da Câmara ajudou a esclarecer muitos fatos. O entendimento geral é que nem tudo está perfeito como o hospital apregoou na resposta à Câmara e que será importante em sessão futura a presença de algum representante do hospital para explicar as pendências.

No fim, Edna entregou cópias de boletim de ocorrência e de inquéritos envolvendo o Hospital São José. A íntegra do pronunciamento está na página do sindicato no Facebook - https://www.facebook.com/sindicatodasaude.sindsaude/videos/614916522746728/ - Também é possível ver toda a sessão no site da Câmara de Barra Bonita.