Total de profissionais da Saúde sobe 52,5%

02/10/2020

Em um cenário de pandemia, que evidenciou a importância da atuação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem no enfrentamento da Covid-19, o número desses profissionais que concorrerão este ano nas eleições municipais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) cresceu 52,5% em relação à última eleição, em 2016. Serão 48 médicos, 46 enfermeiros e 54 técnicos de enfermagem na disputa. No Brasil, nessas três categorias, são 11.211 candidatos, 17,7% a mais do que em 2016.

O maior crescimento no número de candidatos entre os profissionais que estão na linha de frente do combate à infecção pelo novo coronavírus, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de técnicos de enfermagem – eram 22 candidatos em 2016 e este ano são 54, um aumento de 145,4%. O aumento de candidatos enfermeiros é de 35,2% e de médicos, 20%.
Treze médicos serão candidatos a prefeito em novembro. Em Campinas são três: Dario Saadi (Repub), Hélio de Oliveira Santos (PDT) e Pedro Tourinho (PT). Em Engenheiro Coelho, está na disputa Zeedibaldo Alves de Miranda (PSB) e em Hortolândia Jorge Burlandy (PSDB) e Lourenço Daniel Zanardi (PROS). Já em Itatiba, concorre a prefeito o médico José Antonio Parisotto (PSD) e em Nova Odessa,José Lourenço Alvarenga (PSDB) e Nivaldo Rodrigues (Republicano).
Em Paulínia está na disputa o médico Gustavo Yatecola (Patriota) e em Santa Bárbara d´Oeste, José Antonio Ferreira (PSD). Em Valinhos, o médico e prefeito Orestes Previtale (DEM) concorrem à reeleição. Já em Vinhedo, está na disputa para o comando da cidade, Dario Pacheco de Moraes (PTB).
Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas, Moacyr Perche, a participação de médicos em eleição é positiva, que foi alavancada pela pandemia que transformou os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 em heróis. “Os médicos e outros profissionais da saúde têm uma formação humanística, o que é um diferencial em relação a outras categorias profissionais. O que se espera é que, se eleitos, levem essa visão humanística para as prefeituras e Câmaras”, afirmou.
A presidente do Sindicato da Saúde de Campinas (Sinsaúde), Sofia Rodrigues do Nascimento, avalia que o crescimento de candidaturas de técnicos de enfermagem e de outros profissionais da saúde, é uma tentativa de integrar as linhas de comando decisórias para colaborar na solução dos muitos problemas que hospitais, unidades de saúde e os profissionais enfrentam.
“A pandemia evidenciou os inúmeros problemas que os profissionais da saúde enfrentam no dia a dia, como baixos salários, falta de condições de trabalho. A disseminação do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa, especialmente hospitais que tiveram que adquirir às pressas equipamentos de proteção individual que nem estavam disponíveis no mercado para atender às necessidades e quanto havia, os preços eram altos”, disse.
Esse crescimento da participação de profissionais da saúde na política já era esperado, segundo o sanitarista Rodrigo de Oliveira. “Eles já vão para uma eleição com uma visão de heróis pela população. Vimos manifestações em várias partes do mundo com aplausos a eles e homenagens merecidas. Os partidos, certamente, utilizarão a imagem de heróis que eles obtiveram para conseguir eleger médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outras categorias da saúde. Se eles serão bons políticos, só o tempo dirá”, afirmou.

Fonte: Correio