Videoconferência debate rumos do sindicalismo e aplicação de tecnologia, entre outros temas

20/10/2020

Em vídeoconferência realizada na tarde desta segunda (19) a UGT-SP reuniu autoridades em diversos assuntos para um debate, que abordou uma variada relação de temas, todos de grande interesse ao movimento sindical.

“Nossa Central é conhecida por promover o debate em várias frentes e, desta maneira, oferecer subsídios para os sindicatos que a compõem. Com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, tivemos de buscar alternativas para continuar realizando este tipo de evento”, explicou o presidente Amauri Mortágua.

A conferência virtual reuniu mais de 50 participantes e serviu para introduzir uma série de temas que devem ser debatidos no encontro presencial que a UGT-SP deve realizar no mês de novembro, caso as políticas de restrição por conta do coronavírus permitam.

Participação

O evento virtual realizado nesta segunda foi aberto pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde de SP, Edison Laércio de Oliveira, que falou sobre o emprego de tecnologia para a realização de eleição online na entidade que ele preside. “Houve um grande sucesso e conseguimos realizar um pleito pioneiro”, lembrou.

Na sequência, Daniela de Sousa,  diretora do Siemaco-SP e da UGT-SP, falou sobre o projeto que o Sindicato vem desenvolvendo na capital paulista, com objetivo de aumentar o envolvimento dos trabalhadores com o sindicado. “O foco é fidelizar os filiados, e atingir toda a categoria”, afirmou.

O presidente da Fethesp e também diretor da UGT-SP, Rogério José Gomes Cardoso apresentou aos participantes da videoconferência o aplicativo recém lançado pela federação, que permite maior interação com os trabalhadores. “Através desta ferramenta, estamos conseguindo uma comunicação mais direta e efetiva com a categoria”, destacou.

Deputado federal e presidente da Federação dos Comerciários de SP, Luiz Carlos Motta falou sobre a importância do envolvimento de lideranças ligadas ao movimento trabalhista nas eleições municipais deste ano. “É necessário que lancemos e que tenhamos candidatos comprometidos com a causa dos trabalhadores”, disse.

Ainda durante o evento virtual, o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah lembrou a força que tem o movimento sindical, historicamente engajado em lutas que transformaram o cenário nacional ao longo dos anos. “Precisamos nos manter unidos e buscar apoio político para a aprovação de pautas que valorizem os trabalhadores”, convocou.

A convite do presidente Amauri Mortágua, o secretário da UGT e presidente do Codefat, Canindé Pegado, explicou a mobilização que está buscando acrescentar o pagamento de mais duas parcelas do seguro desemprego, atualmente sob apreciação do órgão. “No momento, estamos buscando uma forma de alocar recursos para que isso seja feito sem a necessidade de intervenção externa, o que complicaria o processo”, detalhou.

Encerrando a videconferência, o professor, escritor e procurador regional do Trabalho aposentado Raimundo Simão de Melo falou sobre estratégias que podem permitir o fortalecimento das entidades sindicais. “É preciso que haja uma evolução constante do movimento sindical, buscando a adequação às novas realidades e, para isso, eventos como este são extremamente importantes”, observou.

Fonte: UGT