Artigo - A vacina traz esperança e a certeza da vitória contra a Covid-19

01/02/2021

 Uma profissional da saúde foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil. A profissional que foi auxiliar de enfermagem e hoje é enfermeira atua na linha de frente no combate a pandemia e é símbolo de esperança para todos os profissionais da saúde e também para a população brasileira que anseia pelo fim da pandemia.  

 
O ano de 2020 foi marcado pela infecção de 82 milhões de pessoas no Planeta e a morte de pelo menos 1,8 milhão destes infectados. A colaboração de profissionais da área científica resultou no desenvolvimento de pelo menos 50 vacinas que estão sendo testadas em humanos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no Brasil os pedidos de uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. Os dois imunizantes são os primeiros aprovados no país no combate à covid-19.
 
Até o dia 20, 21.337 profissionais da saúde do estado de São Paulo haviam tomado a primeira dose da vacina Coronavac. Mônica Calazans, de 54 anos, foi auxiliar de enfermagem durante 26 anos e obteve o título de enfermeira aos 47 após se formar na faculdade. Ela trabalha em turnos de 12 horas, em dias alternados, na UTI do Emílio Ribas, Hospital de São Paulo que é referência em casos graves de Covid-19. Mônica foi a primeira profissional da saúde a receber a vacina e é também um símbolo da esperança da vitória contra o novo coronavírus. A profissional da saúde expressa a vontade mundial de dias melhores e que as mortes causadas pelo vírus sejam zeradas.
 
A categoria da saúde tem outros inimigos além da Covid-19. Nossa rotina nos expõe a diversas doenças infectocontagiosas de ambientes insalubres e que colocam em risco a saúde e segurança no trabalho. A pandemia trouxe o reconhecimento destes profissionais apenas em um momento de crise, mas estes trabalhadores arriscam suas vidas diariamente pela saúde de nossa população e merecem a devida valorização.
 
E mais do que nunca é preciso que a categoria que luta diariamente pela saúde de nossa sociedade esteja saudável para poder enfrentar todos os desafios que a pandemia trouxe. Em 2020 e sem qualquer esperança da vacina, os trabalhadores deixaram suas casas e se arriscaram para salvar vidas, batalhando contra um inimigo desconhecido e mostrando a importância do amor e cuidado ao próximo. Porém, com a vacina, eles se fortalecem e ganham um forte aliado contra o inimigo invisível e aos poucos caminhamos rumo a vitória.
 
O Governo do Estado de São Paulo está priorizando os profissionais da saúde que estão incluídos na primeira fase de vacinação. A imunização está sendo dirigida primeiramente a todos os trabalhadores que atuam regularmente em ambientes de alto risco de infecção e há também critérios de preferência aos de idade avançada ou portadores de doenças preexistentes.
 
 
A perspectiva é que um número maior de trabalhadores seja atendido nos próximos dias, já que finalmente a Índia anunciou que as primeiras remessas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca serão enviadas ao Brasil partir dessa sexta-feira, 22 de janeiro. Elas estão sendo fabricadas no Instituto Serum daquele país, que é o maior produtor mundial de vacinas. 
 
 
Até que todos sejam imunizados, máscaras, distanciamento social, álcool em gel, higiene básica e isolamento são nossos companheiros na luta contra o vírus Sars-CoV-2. A previsão é que o Brasil leve, pelo menos, 14 meses para imunizar toda a população e por essas medidas devem continuar nos acompanhando com a maior rigidez possível.
 
 
Os profissionais da saúde são prioridade na vacinação. Tomem a vacina, redobrem os cuidados e juntos daremos fim a essa pandemia. Lembrem-se: o desafio está chegando ao fim e sairemos vitoriosos. Continuem firmes!
 
 
 
*Sofia Rodrigues do Nascimento é presidente do Sinsaúde Campinas e Região 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa