Araraquara tem 12 casos da cepa brasileira do coronavírus e proíbe circulação de pessoas sem justificativa

15/02/2021

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou 12 casos da cepa brasileira do novo coronavírus em Araraquara (SP) e descartou a presença da variante britânica em pacientes com a doença. A cidade soma 12.127 casos de infecção da doença com 147 mortes desde o início da pandemia inicia o lockdown nesta segunda-feira (15) .

Em entrevista à Globo News no domingo (14), o secretário estadual havia falado sobre três casos da nova variante do coronavírus do Reino Unido, mas a informação foi ratificada na manhã desta segunda. Os novos casos são da cepa identificada como P1, encontrada pela primeira vez em Manaus.

Após identificar circulação de novas cepas, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou um decreto que endurece as regras de isolamento. O principal ponto do documento é que a partir desta segunda será proibida a circulação na cidade sem a devida justificativa.

Serviços essenciais
Outro ponto alterado pelo novo decreto é o ajuste no período máximo de funcionamento dos serviços considerados essenciais.

Com isso, supermercados, hipermercados, açougues, padarias, feiras livres, cerealistas podem funcionar somente até às 20h.

Postos de combustíveis podem funcionar exclusivamente até às 19h, de segunda a sábado, proibindo o atendimento presencial nas lojas de conveniência.

As atividades de construção civil, bem como lojas de tintas e de materiais de construção, passam a ser proibidas de funcionar.

Bares e restaurantes somente poderão realizar atendimento por delivery ou drive-thru, neste caso para estabelecimentos que tenham estrutura para atender sem sair do carro.

Proibido atendimentos presenciais
shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres;
comércio e serviços em geral;
bares e restaurantes;
salões de beleza e barbearias;
academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres; VI educação complementar não regulada;
eventos, convenções e atividades culturais;
atividades de construção civil, incluídas as lojas de tintas e de materiais para construção.
Hospitais e farmácias
Os hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias, serviços de limpeza e postos de combustível que compõem a rede de abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais localizados no município, bem como da Polícia Militar, poderão funcionar para além da limitação horária imposta de 20h.

Indústria
A partir de segunda-feira, também muda o funcionamento de indústrias na cidade, desde que respeitado distanciamento de três metros de um funcionário para outro.

Além disso, há preocupação com o transporte dos trabalhadores, que passa a ser limitado a 30% da capacidade do veículo.

Bancos
Atividades de atendimento ao público ou de autoatendimento em agências bancárias, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, mediante a observância de filas com espaçamento de três metros entre as pessoas, com obrigação de manutenção, pelo estabelecimento, de empregado ou segurança durante toda a duração do atendimento ou do autoatendimento.

Os estabelecimentos também devem desinfetar totalmente as dependências antes da abertura e após o fechamento das atividades diárias, bem como da manutenção de fluxos constantes de desinfecção durante o horário de atendimento presencial ao público.

Além disso, é preciso instalar, em como todos os seus pontos de entrada, tapete sanitizante para desinfecção de calçados e aferir a temperatura corporal por termômetro clínico sem contato, previamente ao ingresso no estabelecimento, de todas as pessoas, inclusive dos empregados do estabelecimento e dos respectivos prestadores de serviços.

Continua obrigatório disponibilizar álcool gel a 70%, ou produto higienizador similar, para o uso por parte dos consumidores, dos funcionários e dos prestadores de serviços do estabelecimento; e seguir os protocolos sanitários setoriais e intersetoriais do Plano São Paulo.