Presidente da Federação representa UGT SP no debate que vai definir novo piso estadual paulista

11/05/2021

Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, a Federação Paulista da Saúde, vai ser o representante da UGT SP (União Geral dos Trabalhadores) na reunião que vai debater com o governador do Estado, João Dória, os novos valores dos pisos que serão encaminhados a Assembleia Legislativa. “Para nossa diretoria é uma satisfação representar os sindicatos filiados a UGT nessas reuniões. Vamos batalhar para que a proposta seja a mais justa para os trabalhadores paulista”, afirmou Edison Oliveira.

A reunião vai acontecer no dia 11 de maio, às 17h30 no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença do secretário da Casa Civil, Kauê Matriz. Edison estará munido de um estudo feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) especialmente para a UGT.

A análise do Dieese mostra que o piso regional do estado de São Paulo é o menor dentre todos os estados que possuem Salário Mínimo Regional (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além de acumular grande defasagem de reajuste desde sua instituição em 2007. Na opinião de Edison é contraditório que o estado com a maior participação no PIB brasileiro, possua o menor piso regional e historicamente a cesta básica mais cara. Desta forma, as Centrais Sindicais justificam a incorporação da variação da cesta básica na composição do cálculo de reajuste do Piso Regional.

Existem em São Paulo duas faixas para o Piso Regional, a primeira no valor de R$ 1.163,55 e a segunda de R$ 1.183,33. Ambas estão congeladas desde abril de 2019, não tendo sido reajustadas durante a pandemia de coronavírus e acumulando uma perda inflacionária de 8,35%, enquanto outros estados, como Santa Catarina, os pisos foram majorados em 5,45%, atualizando os pisos regionais.

“Vamos apresentar o estudo do Diesse e argumentar com o secretário visando garantir essa melhoria para os trabalhadores paulistas”, afirma Edison. O presidente da UGT SP, Amauri Mortágua, destaca que os trabalhadores filiados a Central estão muito bem representados nas reuniões que vão definir os pisos. “Conhecemos e confiamos no trabalho desenvolvido pelo companheiro Edison”.