Documento da OMS aponta Campinas como modelo no tratamento de saúde mental

15/07/2021

Em 2021, a OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou a cidade de Campinas como modelo no tratamento de saúde mental, através do “Guidance on community mental health services: Promoting person-centred and right-based approaches”, documento que se baseia nos direitos humanos para analisar serviços de saúde mental no mundo todo.

Na cidade, o tratamento psiquiátrico e terapêutico é oferecido por iniciativas da prefeitura e do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde). O Cândido Ferreira foi um dos pioneiros a aderir à reforma psiquiátrica e a desenvolver novos métodos de tratamento terapêutico, que focavam na reabilitação social.

Sandrina Indiani, presidente do conselho diretor da instituição declara: “O reconhecimento da OMS muito nos orgulha. O Cândido Ferreira está sempre alinhado com as boas práticas em saúde mental, pois desde sua fundação garante o acesso ao tratamento e, a partir dos anos 1990, o direito a um cuidado mais humanizado. Em especial, nos últimos 32 anos, o Cândido Ferreira tem tratamento de base comunitária e investe na reabilitação psicossocial das pessoas, sendo referência na luta antimanicomial”.
Em Campinas, o tratamento de pessoas com transtornos mentais ou dependência química é pensado de forma a garantir a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho, por meio de projetos como Núcleos de Oficinas Artesanais de trabalho (NOT), que prezam pela geração de renda individual dos usuários, Centros de Convivência, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório na Rua, leitos de saúde mental em hospitais gerais e Residências Terapêuticas.

O Brasil é citado no quarto capítulo do documento devido à sua implementação em larga escala das iniciativas comunitárias de saúde mental, que contrapõem os métodos aplicados nos hospitais psiquiátricos anteriores à reforma psiquiátrica, iniciada no país na década de 1970. Como destaque, o guia traz os métodos de tratamento de saúde mental aplicados no município de Campinas, em âmbito nacional e internacional.

O documento da OMS também traz estudos que demonstram as vantagens do tratamento comunitário sobre os tradicionais tratamentos dos hospitais psiquiátricos. Em um dos estudos, a OMS avalia que 95% dos usuários afirmaram não ter tido graves hospitalizações psiquiátricas após atendimento pelos Centros de Atenção Psicossocial; 73%, então, afirmaram priorizar os CAPS durante momentos de crise.

Para conferir o guia completo disponibilizado pela OMS, acesse o link: https://www.who.int/publications/i/item/9789240025707

Fonte: Correio Popular