Profissionais da saúde recebem homenagem em evento especial na Alesp

11/05/2022

A vocação pelo ofício de ajudar, de salvar a vida de alguém que nunca vimos, deixa marcas que dificilmente se apagam. Muitos perderam a própria vida na pandemia. Outros seguem com sequelas e ainda sofrem com a pressão do dia a dia de um hospital, de uma unidade de saúde, muitas vezes sem as condições mínimas para o desenvolvimento de suas funções.

Por iniciativa do deputado estadual Rafael Silva, esses profissionais são lembrados e reconhecidos, oficialmente, desde 2004, quando foi aprovado projeto de lei de sua autoria criando o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. "São heróis e heroínas, sempre foram, principalmente nesta pandemia. Mas também são humanos, que precisam de ambiente de trabalho adequado, salários justos, jornada de 30 horas", afirma Rafael.

Depois de dois anos sem o evento, nesta sexta-feira, dia 13 de maio, às 10h, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo será palco de uma sessão solene para homenagear 12 profissionais de várias regiões. Um trabalho em conjunto com a Federação dos Trabalhadores da Saúde, a Federação Paulista da Saúde.

Para o presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira, "celebrar essa data é aproximar as pessoas para aquilo que importa, para uma comunhão da sociedade em favor da vida, do respeito, de um olhar mais generoso. E isso precisa de uma reflexão especial, sim, à altura do reconhecimento que esses profissionais merecem", ressalta.

NOVO PISO - Em menos de dois anos de mandato, o deputado federal Ricardo Silva, filho de Rafael Silva, participou ativamente dos debates e ações para a aprovação do piso salarial da Enfermagem, uma conquista histórica. "É um dever e uma alegria participar de cada etapa desse processo. A Enfermagem no Brasil merece muito, porque são gigantes numa profissão fundamental", ressalta.

Os homenageados deste ano são: Paulo Rodrigues Gonçalves, auxiliar de enfermagem (Araçatuba), Shirley Cristina dos Santos Bertin, técnica de enfermagem (Rio Claro), Claudio Breda Júnior, auxiliar de enfermagem (Jaú), Maristela Nogueira, técnica de enfermagem (Presidente Prudente), Cristiane Portela Elias, técnica de enfermagem (Santos), Alessandro Oliveira da Silva, coordenador financeiro; Guilherme Luís de Oliveira, técnico de enfermagem; e Gessi Carvalho Rodrigues, apoio (Campinas), Rosembrim Edmar dos Reis, coordenador de lavanderia hospitalar (Ribeirão Preto), Gilberto de Amorim, técnico de enfermagem (Sorocaba), Maria Emília dos Santos, auxiliar de enfermagem (Franca) e Sérgio Ricardo Marques da Silva, vigilante (São Paulo); Maria Emília dos Santos, Auxiliar de Enfermagem (Franca) e Maria Cecília da Silva, Auxiliar de enfermagem (São José do Rio Preto).  (Da assessoria do deputado Rafael Silva)