Sessão solene na Alesp faz homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde

15/05/2022

A necessidade de respeito e valorização do profissional da saúde foram os destaques dos discursos feitos na sessão solene que marcou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de maio. Convocada pelo Deputado Rafael Silva, o evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 13, no Auditório Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Na solenidade estavam presentes cerca de 600 trabalhadores da saúde que representaram diversas regiões do Estado e destes, 13 profissionais foram homenageados.

O deputado estadual Rafael Silva (PSD), que também foi o autor do projeto que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, não pode estar presente, em virtude de estar se recuperando de uma cirurgia na coluna e coube a deputada, Janaína Paschoal, a condução da sessão.

Em vídeo, o deputado Rafael Silva destacou que a homenagem é justa e que a categoria da saúde deve ser respeitada. O parlamentar afirmou que "trabalhador da saúde tem de ter vocação", caso contrário não fica na categoria. "Vocês são valorosos. Frisou ainda que não estava presente, mas muito bem representado pela deputada, Janaína Pascoal e pelo deputado federal e seu filho, Ricardo Silva.

A deputada Janaína Pascoal em seu discurso complementou frisando que os profissionais do setor, mesmo sem receber o salário adequado, dedicam-se em favor dos que mais precisam no momento de fraqueza e de fragilidade, quando socorrem em um estabelecimento de saude.

Ricardo Silva, deputado federal por São Paulo (PSD), lembrou a dedicação do pai a essa solenidade e o trabalho árduo que foi necessário para garantir a aprovação do PL 2564/2020 na Câmara Federal. É um dever e uma alegria participar de cada etapa desse processo. A Enfermagem no Brasil merece muito, porque são gigantes numa profissão fundamental", ressalta.

Édison Laercio de Oliveira, presidente da Federação Paulista da Saúde, lembrou o quanto os profissionais da saude necessitam neste momento da atenção do poder público. “A enfermagem brasileira ganhou, mas ainda não levou”, frisou ele, destacando a aprovação do Projeto de Lei 2564 que estabelece os pisos salariais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras.
“Ainda é preciso indicar as fontes de custeio e esse é um assunto que não pode ser esquecido. Esses profissionais que foram a linha de frente na pandemia pela COVID-19 merecem essa atenção e respeito do Congresso brasileiro que deve fazer a sua parte.”

Também estavam presentes na sessão solene, a vereadora
Beth Manoel, presidente da Câmara Municipal de Itapira e Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Ambos prestaram seu apoio a categoria e destacaram a realidade que vivem os profissionais de enfermagem que têm de fazer duas ou três jornadas para poder sobreviver.

Para comemorar o 12 de maio, Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, os 13 profissionais homenageados receberam um troféu concedido pela Federação Paulista da Saúde em conjunto com a Assembleia Legislativa de São Paulo, além de certificado de honra ao mérito, homenagem do deputado, Rafael Silva.

Os homenageados deste ano são: Paulo Rodrigues Gonçalves, auxiliar de enfermagem (Araçatuba), Shirley Cristina dos Santos Bertin, técnica de enfermagem (Rio Claro), Claudio Breda Júnior, auxiliar de enfermagem (Jaú), Maristela Nogueira, técnica de enfermagem (Presidente Prudente), Cristiane Portela Elias, técnica de enfermagem (Santos), Alessandro Oliveira da Silva, coordenador financeiro; Guilherme Luís de Oliveira, técnico de enfermagem; e Gessi Carvalho Rodrigues, apoio (Campinas), Rosembrim Edmar dos Reis, coordenador de lavanderia hospitalar (Ribeirão Preto), Gilberto de Amorim, técnico de enfermagem (Sorocaba), Maria Emília dos Santos, auxiliar de enfermagem (Franca) e Sérgio Ricardo Marques da Silva, vigilante (São Paulo); Maria Emília dos Santos, Auxiliar de Enfermagem (Franca) e Maria Cecília da Silva, Auxiliar de enfermagem (São José do Rio Preto).
Também o deputado Rafael Silva foi agraciado com um troféu, homenagem feita pela Federação Paulista da Saúde pela sua dedicação aos trabalhadores da saúde.