Seminário do Sinsaúde tem debate sobre piso nacional da enfermagem e negociações coletivas

03/04/2023

Os caminhos jurídicos para implantação do Piso Nacional de Enfermagem foi o tema da palestra de abertura do Seminário “Negociações Coletivas de Trabalho”, iniciado nesta quarta-feira (29) e que segue até sexta (31).

Segundo o diretor Jurídico do Sinsaúde, Paulo Gonçalves, o grande desafio da campanha salarial deste ano, que iniciará em abril, será defender que a jornada especial de trabalho, conquista histórica da nossa categoria, seja mantida como base do novo piso.

“Vamos defender a aplicação do primeiro artigo da lei do piso (14.434/2022) que manda pagar o novo salário da Enfermagem, independentemente da jornada de trabalho”, afirma Paulo Gonçalves.

O diálogo entre os diretores e o corpo jurídico do Sindicato se estendeu por toda a manhã. Na parte da tarde, a diretoria plena do Sinsaúde se reuniu para discutir os preparativos da campanha salarial, entre outros temas.

"Foi um começo muito produtivo e esperamos capacitar nossa direção para os enfrentamentos que virão na campanha salarial deste ano", comentou a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.

Nesta quinta-feira, os trabalhos recomeçaram com a palestra do presidente da Federação Paulista de Trabalhadores da Saúde, Édison Laércio de Oliveira, sobre “O mercado da saúde e as negociações salariais do setor”. Ainda pela manhã, o economista técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Victor Pagani, faz palestra sobre o “Panorama econômico das negociações coletivas em 2023”.