FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL: FORTALECER A DEMOCRACIA E AS LUTAS DOS TRABALHADORES!

03/05/2023

 Com 237 participantes, o Módulo I, do Curso de Formação Político-sindical da UGT Nacional, em Parceria com o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO), realizado nos dias 26 e 27 de abril, em formato híbrido (presencial e online), foi um momento de rico debate e inúmeros encaminhamentos das Ações Sindicais, no sentido de contribuir com o avanço das sindicalizações e, consequentemente, com o fortalecimento das entidades de classe.


 

Sindicalistas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste atentos aos debates

 


No Ato de Abertura, Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT; Chiquinho Pereira, Secretário Nacional de Organização e Formação Político-sindical; Gustavo Garcia, representante do Solidarity Center e Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT Nacional foram unanimes em destacar a importância da Formação e do Conhecimento para os dirigentes sindicais e os trabalhadores, nesse momento de grandes mudanças no Mundo do Trabalho, na economia mundial e, especialmente, onde a democracia de inúmeros países sofre constantes ameaças.


Sindicalistas dos Comerciários de Ribeirão Preto/SP


Destinado a sindicalistas das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Módulo I do Curso abordou temas como: Trabalho e Meio Ambiente: Duas Faces da mesma Moeda, palestra da Filósofa e Socióloga, Marina Silva; Democracia, Paz e Trabalho: os Sindicatos do Mundo propõem um Novo Contrato Social, exposto pelo Professor Erledes da Silveira; Os Desafios da Sindicalização nesses Tempos de Mudanças apresentado por Antônio Marx, Organizador Estratégico para as Américas da CSI; Projeto Semáforo - Case de Sindicalização, experiência do SIEMACO, apresentado pelo dirigente sindical e Presidente da CONASCON, José Moacyr Pereira e o tema Resgatar a Função Social da Economia, apresentado pelo economista Doutor Ladislau Dowbor, professor titular da PUC/SP.


Sindicalistas do SIEMACO-RJ participando do Curso Online


Economia Inclusiva, Fim dos Juros Abusivos, Respeito ao Meio Ambiente e Novo Contrato Social para Barrar as Desigualdades!


 

Dr. Ladislau Dowbor, Professor Erledes da Silveira e a Filósofa Marina Silva

 

Foram dois dias de intensos debates, em que os participantes opinaram sobre, por exemplo, os mecanismos de exploração financeira, chamados por vários economistas de “apropriação indébita”; sobre a atual taxa de juros no Brasil (que é a maior do mundo), imposta pela financeirização da economia e, lamentavelmente, seguida pelo atual presidente do Banco Central. Sobre a dura realidade do planeta, onde os países e suas sociedades estão vivendo uma crise social, ambiental, política, sanitária, financeira e, também, uma crise de valores, produto de um projeto civilizatório baseado exclusivamente nas leis de mercado. Sobre a Declaração do 5º Congresso da CSI, que aponta ser necessário e com urgência realizar um Novo Contrato Social para reparar as desiguladades provocadas pelo sistema econômico, voltado tão somente para beneficiar o capital e tornar os ricos mais ricos, empobrecendo a classe média e o pobre cada vez mais pobre, gerando uma sociedade de miseráveis. Entre tantas outras questões.


O Projeto Curso de Formação Político-sindical/2023, abrange dirigentes sindicais das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, previsto para terminar em agosto. Portanto, é importante que os/as sindicalistas filiados a UGT, se organizem para participar, pois o momento exige de todos nós, alargar a capacidade de interpretar a realidade e elaborar saídas para enfrentar os desafios impostos pelo capitalismo financeiro, pelo o neoliberalismo, pelo avanço das novas tecnologias (ressaltando a Inteligência Artificial),  que têm provocado, no Brasil e no mundo, o avanço das desigualdades, da fome, do desemprego, da destruição do meio ambiente, das ameaças à democracia, entre tantos males.


No sentido e esforço de garantir a participação dos dirigentes sindicais, a Coordenação do Curso, por meio da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, irá aplicar as aulas/debates da seguinte forma: no mês de Abril (formato híbrido), para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. (já aplicado); no mês de Maio (formato virtual), para as Regiões Norte e Nordeste; em Junho (formato virtual), Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste novamente; no mês de Julho (formato virtual), para as Regiões - Norte e Nordeste; e em Agosto (formato híbrido) para todas as Regiões do país, o qual será sediado em Manaus.

 

Suely Torres

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa