Simone Tebet recebe pauta da classe trabalhadora em plenária realizada em São Paulo

14/06/2023

O auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo foi palco de importante encontro dos trabalhadores com o governo, no caso representado pela ministra do Planejamento Simone Tebet.

A plenária das centrais sindicais foi convocada para apresentar ao governo as pautas da classe trabalhadora a serem integradas ao Plano Plurianual para o período 2024-2027. No período da manhã, a Simone Tebet já tinha ouvido os empresários.

A ministra foi ovacionada pelos sindicalistas pelo apoio dado ao presidente Lula no 2º turno das eleições de 2022 e que ela disse que tratou com o presidente de algumas demandas e uma delas era enviar um projeto para o Congresso Nacional da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função, que já foi sancionado pelo governo federal.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, em sua fala, destacou a importância da unidade das centrais sindicais para chegar na pauta da classe trabalhadora, que foi apresentada no ano passado durante a Conclat.

Além disso, Patah salientou o quão importante está sendo a realização da plenária sindical, tendo um governo progressista e preocupado no desenvolvimento do país.
“Estamos num momento único e ímpar, nós construímos a nossa pauta da unificação das centrais sindicais que nos trouxe a oportunidade de construir uma pauta factível e que estamos desenvolvendo em vários temas”, explicou o sindicalista.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, elogiou o movimento sindical que reuniu seus representantes em uma segunda-feira à tarde.

“Ver os trabalhadores do Brasil em uma segunda-feira, às 14h30, para debater, não o Brasil de agora, mas o Brasil para os próximos quatro anos”, disse a ministra.

Durante a sua fala, a Tebet, por várias vezes, mencionou a palavra "ouvir", para entender os anseios dos trabalhadores e fez a pergunta para todos: “O que vocês querem para o futuro do Brasil.”

A ministra disse que tudo que for apresentado pelos trabalhadores, além de ser votado no Congresso, será direcionado aos demais ministérios, para que todos saibam o que os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil querem.

Tecnologia e Uberização

O avanço da tecnologia e novas formas de trabalho está no centro do debate para os trabalhadores, pois a precarização é nítida com a uberização do trabalho, isso faz crescer a informalidade e pessoas trabalhando como PJ.

“Estamos cada vez mais vivendo a uberização. Temos mais pessoas como PJ, que não podem ficar doente e não podem deixar de trabalhar”, falou Tebet.

Reforma Tributária

Enquanto o novo arcabouço fiscal está tramitando no Congresso Nacional e logo deve ser votado, a nova discussão e prioridade do governo é a reforma tributária.

Para Simone Tebet, essa reforma é a bala de prata para fazer o Brasil ter um crescimento rápido e sustentável, por isso ela conclama que os trabalhadores apoiem essa reforma e contribuam para que seja aprovada logo.

“Sem crescimento não há emprego. Sem emprego não há renda. O Brasil não cresce há três décadas. Como crescer com esse sistema tributário? Só tem uma bala de prata”, disse a ministra, ao reafirmar expressão para se referir à reforma e pedindo o “lobby legítimo” dos trabalhadores no parlamento. Segundo Simone Tebet, é o único caminho para o país crescer de forma “sustentável e duradoura”.

Fonte:  Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo com informações da Rede Brasil Atual - 13/06/2023