Trabalhadores em enfermagem tem reajuste paralisado até decisão do STF

26/06/2023

Os reajustes salariais dos trabalhadores em enfermagem, estão paralisados aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o piso da categoria. A informação foi publicada em matéria no Jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira (23). O jornal apurou que “A proposta dos empregadores era de um aumento de 3,83% em salários até R$ 7.507 para funcionários como assistentes sociais e profissionais de outras 18 categorias que atuam na estrutura dos hospitais e clínicas particulares. Ou seja: sobre o valor dos salários vigentes, não indexados ao novo piso da enfermagem”.

Jefferson Caproni, presidente do Sindicato que representa auxiliares e técnicos de enfermagem, SinsaudeSP, afirmou à Folha que cerca de 600 mil trabalhadores em hospitais aguardam a definição. E que “O que os hospitais estão fazendo é um desrespeito com os trabalhadores que foram a linha de frente no combate à Covid-19”.

As correções salariais, segundo o SinsaudeSP, estavam previstas para o início de maio, mas ainda não ocorreram.

Já o SindHosp, sindicato patronal que representa os hospitais de São Paulo, decidiu aguardar o STF e, somente três meses após o julgamento voltar a negociar os reajustes que vinham sendo discutidos. Em nota, o Sindicato negou valer-se do julgamento do STF como pretexto para retardar ainda mais os reajustes e disse que está realizando a negociação coletiva normalmente.

Caso não haja acordo, os hospitais terão que seguir o novo piso se o Supremo julgar pela sua vigência. O piso da enfermagem estabelece que o salário mínimo dos técnicos e auxiliares de enfermagem será de R$ 3.325 e R$ 2.375, respectivamente.

Fonte:  Rádio Peão Brasil / Foto: Marcelo Camargo/EBC - 23/06/2023