Enfermeiros fazem greve por piso salarial e tempo de espera aumenta em hospitais e UPAs em Campinas

19/10/2023

Profissionais de enfermagem da Rede Mário Gatti, autarquia municipal responsável pela gestão de pronto atendimentos e pronto-socorros de Campinas, entraram em greve nesta terça-feira (17). A paralisação afeta o atendimento nos Hospitais Mário Gattinho e Ouro Verde e nas Unidades de Pronto Atendimento São José, Anchieta e Campo Grande.

A categoria pede que a Prefeitura de Campinas repasse aos profissionais o dinheiro enviado pelo Ministério da Saúde ao município para complementar o salário deles e, assim, cumprir o piso nacional da enfermagem. Veja abaixo a explicação da administração.

Segundo a Rede Mário Gatti, a paralisação foi de parte dos técnicos de enfermagem contratados por prestadoras de serviço. Com isso, diz a rede, há um aumento no tempo de espera nos atendimentos de urgência e emergência de casos menos complexos que procuram as unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da rede.

O sindicato dos trabalhadores da Saúde de Campinas (Sinsaúde Campinas), no entanto, diz que a greve teve adesão total dos trabalhadores, "funcionando os plantões de urgência e emergência, conforme exigido por lei", afirmou.

Cumprimento do piso salarial
O piso da enfermagem foi aprovado em agosto do ano passado pelo Congresso Nacional. Em maio deste ano, o presidente Lula (PT) sancionou a lei que viabiliza R$ 7,3 bilhões de reais de repasse aos estados e municípios para o pagamento da categoria, mas o Sinsaúde Campinas diz que até agora o dinheiro não chegou ao bolso de todos os profissionais da enfermagem na cidade.

Em nota, a Rede Mário Gatti confirmou o problema e prometeu que, até a próxima sexta-feira (20), fará o repasse de recursos às empresas que prestam serviços nas unidades de pronto atendimento e prontos-socorros na área de enfermagem. Afirmou ainda que a "administração municipal trabalha para antecipar esse prazo".

"A Rede Mário Gatti, como autarquia, não pode receber recursos diretos da União. Assim, o Fundo Nacional de Saúde repassou, em outubro, os recursos ao Fundo Municipal de Saúde referentes ao período de cinco meses, de maio a setembro. Por meio de um convênio que está sendo elaborado, o Fundo Municipal repassará os recursos à Rede Mário Gatti", justificou.
Segundo a rede, com o repasse, as empresas poderão cobrir a diferença salarial em relação ao piso nacional de seus profissionais que atuam na área de enfermagem.

"O piso salarial é de R$ 4.750,00 para os enfermeiros. Para os técnicos de enfermagem, de R$ 3.325, e dos auxiliares de enfermagem e parteiras, de R$ 2.375. O repasse a ser pago às empresas dia 30 é referente ao período de cinco meses, de maio a setembro, e soma R$ 1,84 milhão", explicou.

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas