Trabalhadores do Cândido Ferreira aprovam em assembleia reajuste salarial de 3,34%

10/07/2024

Em assembleia realizada no dia 27 de junho, trabalhadores do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que garante o reajuste salarial de 3,34% correspondente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses, aplicado sobre o salário de maio deste ano.

Graças a ação do Sindicato, os benefícios já conquistados em Campanhas Salariais nos anos anteriores estão garantidos até 31 de maio de 2025, quando se inicia nova rodada de negociação. Exemplo de alguns desses benefícios são adicional de hora extra, cesta básica com 20 ou 34 itens, feriado da categoria, prêmio assiduidade com cesta de higiene e limpeza de sete itens, adicional noturno, assistência-médico hospitalar, auxílio-creche, entre outros.

“Conquistamos o reajuste conforme evoluímos nas negociações com a administração do Cândido Ferreira. Precisamos que a categoria acompanhe os movimentos e negociações do Sindicato para conseguirmos mais resultados para os profissionais na instituição”, afirma Osvaldo Ferreira de Souza, diretor do Sinsaúde.

“A luta por melhores condições de trabalho e pela valorização de nossa categoria é contínua. Por isso, a importância de os trabalhadores estarem juntos com o Sinsaúde nessa luta”, explica Sofia Rodrigues do Nascimento, presidente do Sinsaúde.

Já a vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Karine, ressalta que a luta histórica do Sindicato deve ser validada todos os anos pela categoria. “As conquistas que os trabalhadores usufruem resultam de muitas batalhas dos profissionais da saúde. Não podemos nos submeter à classe patronal. Precisamos que a classe trabalhadora seja valorizada pela união e luta”, diz.

O diretor jurídico, Paulo Gonçalves, explica que a manutenção de direitos é muito importante, mas é preciso almejar a valorização. “O Sindicato não irá aceitar a retirada dos direitos da categoria. A manutenção dos benefícios foi uma grande conquista nesta Campanha, porém, precisamos nos unir para avançar nas conquistas”, frisa.

União e luta garantem a conquista

A força dos trabalhadores da saúde está em sua união e na organização da luta por melhores salários e condições de trabalho. A Campanha Salarial 2024, cujo lema é “A gente luta com você”, tem exigido muito da organização e da união da categoria e os resultados começam a aparecer com a reversão de propostas indecentes, para negociações de acordos e convenções coletivas de trabalho mais adequadas.

O acordo com o Hospital Cândido Ferreira revela a importância da união da categoria, que conseguiu a reposição salarial da inflação e a manutenção das conquistas históricas por mais um ano.

A diretoria do Sinsaúde tem trabalhado intensamente para avançar nas conquistas. Foram mais de 300 rodadas de negociações realizadas em 155 instituições espalhadas pela base do Sinsaúde. Em grande parte, o Sindicato tem conseguido repor a inflação e obter aumento acima do INPC. Tem enfrentado mais dificuldades junto às grandes empresas, que obtém lucros exorbitantes, mas que resistem em dividir parte desta riqueza com os trabalhadores.

O debate com os patrões continua acirrado e o Sindicato convoca a categoria a se manter unida e firme na luta para apoiar as negociações, os atos, as assembleias, reuniões e estar atenta às redes sociais, aos materiais informativos e ao portal www.sinsaude.org.br que traz as novidades sobre a campanha salarial. A diretoria do Sinsaúde.

Direitos trabalhistas

Nenhum direito trabalhista foi dado de boa vontade aos trabalhadores. Eles foram conquistados nesta corrida histórica, onde houve muita luta, greve e negociações. Estes direitos  valem até 31 de maio de 2025. No dia 1º de junho, data-base da categoria, é preciso renová-los e isso depende da efetiva participação dos trabalhadores nas negociações.

O diretor André Luis Lopes Costa enfatiza a necessidade da união do trabalhador com o Sindicato. “Trabalhador e trabalhadora, reforço a importância de se unir ao Sindicato, pois só assim vamos conquistar mais direitos e benefícios. Essa é minha luta, é sua luta, é nossa luta”, afirmou.

VEJA ALGUNS DOS DIREITOS CONQUISTADOS:

Reajuste salarial:  de 3,34% com base no INPC, sobre o salário de maio.

Cesta básica: de 20 ou 34 itens, dependendo da escolha do perfil.

Feriado de 12 de Maio:  Um dia a mais de folga, reconhecimento profissional.

Jornada Especial de Trabalho: 180 ou 200 horas mensais, 12 x 36 com 2 ou 3 folgas (noturno até 4 folgas) a mais e 6 horas diárias com 5 ou 6 folgas.

Auxílio-creche: Define valor ou percentual salarial por filho de até 5 anos completos por mês, dependendo do instrumento coletivo.

Maternidade: Licenças de 120 a 180 dias, mais 60 dias de estabilidade de emprego no retorno.

Adicional noturno: De 40% compreendido das 22 às 5h.

Estabilidade pré-aposentadoria: Estabilidade para quem está a 12 meses de se aposentar e tem 5 anos de casa.

Trabalhador pode escolher tipo de cesta básica

O Acordo Coletivo de Trabalho permite ao trabalhador do Cândido Ferreira escolher entre duas opções de cesta básica, de acordo com suas necessidades. Outra vantagem é que a cada seis meses ele pode trocar a cesta básica oferecida. Quem não tiver faltas, ainda que justificadas, exceto por acidente de trabalho ou doença profissional, terá direito ao “Prêmio de Assiduidade”, que é uma cesta de produtos de higiene e limpeza, composta por sete itens.

PERFIL Nº 1 – 20 ITENS

05 Kg de açúcar refinado

10 Kg arroz agulhinha (Tipo 1)

01 pct. bolacha maizena embalagem de 200g