“Corrida é saúde mental. Esta iniciativa é fundamental para podermos sair do sedentarismo. Nós que lidamos com muita tristeza dentro dos hospitais precisamos para liberar o estresse”. Assim definiu a técnica de Enfermagem na Santa Casa de Valinhos, Fernanda Moller, a importância de sua participação, pela primeira vez, juntamente com seu esposo Eduardo Henrique e sua filhinha Maria Vitória, de 1 ano, da 39ª. Corrida Integração, que aconteceu no domingo (29).
Este foi o segundo ano em que o Sinsaúde organizou sua equipe para participar da corrida de 5K, 10k e caminhada de 5k, organizada pela EPTV, em torno da Lagoa do Taquaral, em Campinas. Mais de 8,5 mil pessoas participaram do evento. O Sinsaúde levou 148 participantes, 88 mulheres e 60 homens se inscreveram. Destes, 21 participaram da Corrida 10k, 73, da Corrida 5k e, na Caminhada, participaram 54 pessoas.
“Esta inciativa do Sindicato é muito importante para estimular a prática de esporte entre os trabalhadores da saúde”, disse a diretora Andreína Maximiano, “empolgadíssima” por participar pela segunda vez com o marido Robson e pequena Antonella, de 3 anos.
O Sinsaúde bancou as inscrições e distribui brindes aos participantes, além de montar a tenda do Sindicato dentro do evento para recepcionar e dar apoio aos atletas, com água, frutas e barras de cereal. “Tudo muito organizado para fazer deste dia um momento de alegria e prazer em praticar esporte”, afirma o diretor de Esporte e Lazer do Sinsaúde, Carlos Rogério.
Para a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, o número expressivo de participantes na Integração reflete o crescente interesse dos sócios e seus dependentes em participar de atividades esportivas e promover a saúde e o bem-estar. “O Sindicato dá todo apoio aos participantes, com objetivo de promover saúde entre os trabalhadores da saúde”, afirma.
Categoria aprova a iniciativa
Alguns trabalhadores destacaram a importância da iniciativa do Sindicato. Sueli Rodrigues, técnica de Enfermagem do Hospital Ouro Verde, fez a caminhada da Integração pela primeira vez. “Vim com uma galera da faculdade de Enfermagem”, conta satisfeita.
Um número considerável de trabalhadores do Hospital da PUC compareceu. O segurança Robson José Lopes Monteiro fez caminhada pelo segundo ano consecutivo, junto com a esposa Juliana Delfino da Silva, auxiliar de Laboratório. “Viemos com os amigos e é muito legal”. Priscila Cardoso e Claudia da Costa, ambas técnicas em Laboratório na PUC, participaram pela primeira vez. “Fiquei muito satisfeita com o que o Sindicato tem feito pelos trabalhadores. Por causa desta iniciativa, descobri que tinha vários outros benefícios de ser sindicalizada”, afirmou Claudia.
Márcia Leal de Souza Almeida, da Higiene e Limpeza do Hospital Samaritano, participou pela primeira vez da Integração com o marido, Donizete, corredor desde 2003. Ela pegou gosto pelas corridas e há 3 anos treina diariamente. Fez um tempo muito bom na 5k, percorrendo em 21’21’’ e ficando em 84º lugar entre os 3328 corredores da modalidade, mas em segundo na sua categoria (Mulheres de 35 a 39 anos). “É um evento diferente. Motiva a gente. Pretendo me preparar mais para participar de outras oportunidades”, disse ela.
Jaqueline Albuquerque, técnica de Enfermagem na Santa Casa de Valinhos, afirmou que vinha se preparando há dois meses para participar da Integração. “Corro, faço academia e musculação. Precisamos destas iniciativas. A gente que trabalha na Saúde precisa cuidar da própria saúde”, ponderou.
Outra que adora se exercitar é Simone da Silva Lourenção, analista financeira no Vera Cruz. Ela faz musculação todo dia das 5h às 6h e nos finais de semana pratica corrida. Ela ressaltou a importância da iniciativa do Sindicato. “Precisa muito quem trabalha na saúde, para ajudar no psicológico, evitar a depressão e ansiedade. É preciso se cuidar”, avisou ela que participou pela segunda vez da equipe Sinsaúde na Integração. “Todos devem experimentar estas oportunidades”.
Os participantes da equipe Sinsaúde ganharam o kit da corrida e os que passaram pela tenda do Sinsaúde ainda ganharam um boné personalizado pelo Sindicato, que ajudou a proteger do sol forte na manhã do domingo.