Passados quase dois anos dos ataques golpistas do 8 de Janeiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) já prendeu centenas de envolvidos no caso. Entre eles, estão pessoas que financiaram e participaram do mais grave ataque à institucionalidade democrática brasileira.
No total, a Suprema Corte já chegou a 371 condenações pelos atos golpistas. As pessoas julgadas e condenadas cumprem pena por uma variedade de crimes, como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio tombado, dano qualificado e associação criminosa.
Apesar do número alto de condenações, muitos foram os casos em que investigados não chegaram a receber sentenças condenatórias. Isso se deve aos acordos de não persecução penal, quando os acusados confessam os crimes e negociam penas alternativas – até agora, 527 foram fechados. Na prática, a eventual condenação é substituída por uma multa, que pode variar de 1 mil a 20 mil reais, entre algumas proibições.
Abraço simbólico À Praça dos Três Poderes
Divulgado pelo presidente Lula, acontece nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o abraço simbólico à Praça dos Três Poderes.
Em recesso, ministros do Supremo e parlamentares do Congresso já anunciaram baixa tanto na cerimônia do Palácio do Planalto como no ato da praça. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, está fora do Brasil. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e seu virtual sucessor, Davi Alcolumbre, não participarão. Em Alagoas, o presidente da Câmara, Artur Lira, não respondeu se vai ou não a Brasília para o ato.
Fonte: Carta Capital e Estado de Minas