Sindsaúde Jaú busca conhecimento sobre saúde mental no trabalho em workshop do SESI

03/06/2025

A saúde mental no ambiente de trabalho é uma preocupação crescente entre trabalhadores e gestores, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19. Ciente dessa realidade, o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região (Sindsaúde Jaú) participou, na manhã desta quinta-feira (29 de maio), do workshop Indústria em Foco – Fatores de Riscos Psicossociais no Trabalho, promovido pelo SESI-SP em Bauru. O evento reuniu especialistas, lideranças empresariais e representantes de instituições para debater a nova exigência da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), que passou a incluir os fatores de riscos psicossociais na rotina de prevenção e segurança das empresas.
 
Representaram o sindicato a presidente Edna Alves, a diretora Maria Ivanilde de Araújo Almeida e os colaboradores Gabriela Ferreira, Ailla Yume e Paulo César Grange, integrantes da equipe administrativa e de suporte à Sindclínica – espaço mantido pelo sindicato que oferece diversos serviços de saúde e bem-estar aos profissionais da categoria, com destaque para o atendimento psicológico, iniciado em 2019.
 
Segundo Edna, os problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e estresse, sempre estiveram presentes entre os trabalhadores da saúde, mas foram potencializados com a sobrecarga vivida durante a pandemia. “Muitos colegas viviam a angústia do trabalho em linha de frente, longe da família, com medo de adoecer ou perder alguém. Isso deixou marcas. Por isso criamos uma rede de apoio com psicólogas e outras terapias complementares na Sindclínica, que hoje atende mais de 200 pessoas por semana.”
 
No evento em Bauru, os mais de 250 participantes assistiram às palestras do especialista em segurança do trabalho do SESI-SP, Gilmar da Cunha Trivelato, e do médico Danil Astun Cirino, gerente da empresa 3M, que apresentou um case sobre saúde e segurança no trabalho. Também foi distribuída uma cartilha educativa com os principais fatores de risco psicossociais no ambiente profissional – o material está disponível para download gratuito no site do SESI e também no portal do Sindsaúde Jaú.
 
O que são doenças psicossociais relacionadas ao trabalho?
De acordo com especialistas, doenças psicossociais são aquelas que envolvem fatores emocionais, sociais e profissionais que afetam diretamente a saúde mental e física dos trabalhadores. Entre os principais fatores de risco estão:
 
·         Excesso de cobrança por metas;
 
·         Assédio moral e sexual;
 
·         Ambiente de trabalho tóxico;
 
·         Jornadas prolongadas ou sem pausas;
 
·         Falta de reconhecimento e valorização;
 
·         Falhas na comunicação interna;
 
·         Isolamento social e ausência de apoio.
 
Esses fatores podem desencadear distúrbios como ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, baixa autoestima, síndrome de burnout e até doenças físicas, como hipertensão e distúrbios gastrointestinais.
 
 Nova NR-01 exige que empresas ajam
Com a atualização da NR-01, em vigor desde 26 de maio de 2024, todas as empresas passaram a ter a obrigação legal de incluir os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ou seja, precisam identificar os fatores que podem causar adoecimento psicológico e implementar medidas para preveni-los.
 
Entre as ações recomendadas estão:
 
·         Criação de grupos de trabalho para identificar riscos;
 
·         Aplicação de diagnósticos organizacionais;
 
·         Treinamento de lideranças para gestão empática e preventiva;
 
·         Programas de acolhimento e apoio psicológico aos colaboradores;
 
·         Revisão dos processos internos para evitar sobrecarga e conflitos.
 
 
Fonte: Sinsaúde Jaú
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa