Federação e Sinsaúde conquistam apoio do TRT-15 para seminário sobre saúde mental dos trabalhadores da saúde

02/09/2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) manifestou apoio à iniciativa do Sinsaúde Campinas e da Federação Paulista da Saúde para a realização de um seminário voltado ao debate da saúde mental no trabalho.
 
A proposta surge diante de um problema que tem adoecido milhares de profissionais, em especial os da enfermagem: o dimensionamento inadequado de pessoal. A falta de trabalhadores suficientes em setores essenciais gera sobrecarga, estresse, desmotivação e adoecimento físico e mental.
 
“Estamos construindo pontes com o objetivo de buscar caminhos para cuidar de quem cuida”, afirmou o presidente do Sinsaúde Campinas e da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, após encontro realizado na tarde desta segunda-feira (1º) com a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann. 
 
Fizeram parte da visita, além do presidente Edison, a vice-presidente do Sinsaúde Juliana Machado, o diretor de Assuntos Jurídicos da entidade Paulo Gonçalves, o assessor jurídico e ex-procurador do MPT Raimundo Simão de Melo e a assessora de Comunicação, Sirlene Nogueira.
 
A magistrada ressaltou a importância do debate e destacou que o problema do dimensionamento adequado também se relaciona com a falta de qualificação de profissionais no país. “Faltam cursos técnicos e uma formação de qualidade no Brasil. A situação é bastante preocupante”, disse.
 
O TRT-15 conta ainda com o Comitê Regional do Trabalho Seguro, coordenado pelos desembargadores Edmundo Fraga Lopes (2º Grau) e Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (1º Grau), responsável por fomentar práticas de trabalho seguro e pela promoção da saúde dos trabalhadores. “Certamente será muito importante a participação do Comitê neste trabalho que será nosso guia nesta nova gestão do Sinsaúde”, comentou a vice-presidente do Sinsaúde e diretora da Federação, Juliana Machado. 
 
A audiência no TRT-15 ocorreu poucos dias após visita da mesma comitiva ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em 27 de agosto, quando a procuradora-chefe, Alvamari Cassillo Tebet, declarou apoio imediato à iniciativa por considerá-la fundamental para o avanço das políticas de proteção aos trabalhadores.
 
“Mais uma vez tivemos a satisfação de consolidar uma parceria importante para fortalecer esse trabalho em defesa de mais de 800 mil trabalhadores da saúde representados pela Federação Paulista da Saúde”, acrescentou Edison.
 
O seminário ainda não tem data para ser realizado, mas será construído em conjunto entre a Federação Paulista da Saúde, Sinsaúde Campinas, o MPT Campinas e TRT da 15ª Região. Terá como tema central os transtornos mentais que atingem os profissionais da saúde, visa ampliar o debate e construir propostas para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida da categoria.
 
 

Telefone: (19) 3397-0993
Campinas Centro Empresarial Conceição - 17o andar, sala 1701 Rua Conceição, 233, Centro, Campinas - SP Ver no mapa