A inteligência artificial já está intrínseca no nosso cotidiano há anos, mas podemos dizer que 2024 foi o ano revolucionário do uso dessa ferramenta na vida do brasileiro. A inovação começou com a inclusão do ChatGPT no WhatsApp, uma verdadeira revolução para quem não conhecia a plataforma. Também fomos surpreendidos com outros marcos tecnológicos: a inteligência artificial em publicidades e o lançamento do Gemini (a IA do Google), que inclusive já se tornou o assistente de voz da Samsung.
Mas essas ferramentas de inteligência artificial são nossas aliadas ou estão bisbilhotando nossas vidas? Será que tem como usar a tecnologia ao nosso favor quando falamos sobre mercado de trabalho? Qual é o limite do uso do ChatGPT no trabalho, estudo e escolas?
Vamos entender o que dizem os especialistas e quais são os argumentos polêmicos sobre o uso de inteligência artificial no dia a dia.
Inteligência artificial no dia a dia
Aplicativos de transporte, mobilidade, pesquisas no Google, aplicativos de voz do celular, Instagram, WhatsApp, Netflix… esses são só alguns exemplos de como a IA está presente no seu cotidiano sem você perceber.
Um exemplo disso são os aplicativos de navegação como o Google Maps e o Waze. Hoje em dia, mesmo que você já saiba o caminho, usar um desses aplicativos é essencial para saber sobre o trânsito, tempo estimado de chegada e tantas outras funções que facilitam a mobilidade urbana no Brasil. Mas como eles fazem isso com tanta precisão? Inteligência artificial!
Outra aplicação cotidiana da IA está nas plataformas de streaming, como Netflix e Spotify. Por meio de algoritmos avançados, esses serviços analisam o comportamento dos usuários para recomendar filmes, séries e músicas personalizadas, transformando a maneira como as pessoas consomem entretenimento hoje em dia.
Como usar a Inteligência Artificial para estudar?
Usar a inteligência artificial como aliada aos estudos é muito diferente de buscar respostas prontas, textos pré formatados ou confiar cegamente nas informações geradas pela ferramenta. É necessário muito senso crítico e análise de informações para usarmos a tecnologia ao nosso favor e aqui tem alguns exemplos de como fazer isso com moderação e inteligência:
Revisão de textos
Com o prompt (instrução para a Inteligência Artificial) certo, ferramentas como ChatGPT e Gemini podem te ajudar a corrigir erros gramaticais e sugerir melhorias de estilo e clareza. Além disso, as ferramentas ajudam na formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com normas ABNT, por exemplo.
Estudar outras línguas
A inteligência artificial do ChatGPT te ajuda a praticar conversação em diferentes línguas, oferece correções de exercícios gramaticais e ainda realiza traduções com explicações detalhadas, ajudando a compreender detalhes da cultura local como se estivesse conversando com alguém nativo. É uma forma gratuita e muito eficaz de aprender uma nova língua!
Correção de exercícios com explicações
Mais uma funcionalidade é a geração de perguntas de prática, elaboradas com base no material de estudo do usuário. Isso permite que os estudantes revisem e consolidem o conhecimento de maneira ativa, respondendo sozinhos as perguntas criadas pela IA e posteriormente, corrigindo as perguntas com a mesma.
O uso do ChatGPT no Brasil
Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT, da OpenAI, já se concretizou como a maior plataforma de Inteligência Artificial do mundo. De acordo com a própria ferramenta, dados de janeiro de 2025 mostram que o ChatGPT teve 3.8 bilhões de visitas nos últimos 30 dias – uma média diária de 126 milhões de visitas por dia em todos os países do mundo, menos a China, Coréia do Norte, Irã e Rússia.
Em janeiro de 2024, o ChatGPT registrou 123 milhões de acessos no mês apenas no Brasil. Com um acesso tão numeroso, é de se questionar para qual finalidade as pessoas usam de fato o ChatGPT e quais podem ser as vantagens e desvantagens de usar a ferramenta para uso próprio – inclusive no trabalho.
Então, se já usamos a tecnologia mais avançada possível para facilitar nossas tarefas do cotidiano, por que não usá-la como uma ferramenta para o trabalho? Há quem diga que é injusto, malandragem ou até antiético, mas há quem se beneficie (e muito) ao usar da inteligência artificial com moderação para facilitar tarefas profissionais. Vamos entender como isso acontece na prática.
O ChatGPT no mercado de trabalho
Pensando nisso, a Freshworks, empresa que desenvolve programas de computador com inteligência artificial, fez uma pesquisa e apontou que 1 em cada 3 pessoas já usa o ChatGPT no trabalho. Em áreas específicas, como TI e Marketing, o uso é ainda maior: 41% e 39% dos profissionais dessas áreas, respectivamente, já adotaram a ferramenta.
Na América Latina, 54% dos trabalhadores utilizam o ChatGPT para realizar suas tarefas e afirmam que essa tecnologia está se tornando ferramenta essencial para a otimização de seus trabalhos.
A mesma pesquisa revelou que os profissionais poderiam ganhar 24 dias úteis de trabalho ao ano se utilizassem mais da inteligência artificial. Trabalhadores disseram que a utilização de IA os ajuda a economizar 3 horas e 47 minutos, em média, por semana – somando 24 dias de trabalho em um ano corrido.
Fonte: ICL Notícias